terça, 23 de abril de 2024
BELA INICIATIVA

Arquiteta cria abrigos para moradores de rua usando origami

Tina Hovsepiane é a idealizadora do Cardborigami e foi eleita pela revista Forbes uma das principais empreendedoras sociais com menos de 30 anos

12 abril 2018 - 12h35Por Casa Vogue

Com a missão de valorizar o trabalho de mulheres na arquitetura e no design, toda a semana a coluna Feito por Elas se depara com personalidades para lá de inspiradoras, e a americana Tina Hovsepiane é uma delas. Com 30 anos, a arquiteta formada USC School of Architecture já está há 8 anos a frente da Cardborigami, uma iniciativa com uma missão tão simples quanto ambiciosa: fornecer espaço instantâneo para proteger as pessoas  através da inovação e design. 

A ideia surgiu em 2007, quando Tina estava em seu quarto ano de estudos na USC School of Architecture. Mas, o que começou como um projeto acadêmico se tornou uma solução criativa, e mais do que isso, viável, para ajudar os sem teto de Los Angeles, uma das cidades com maior número de moradores de rua dos Estados Unidos.  

Usando como matéria prima o papelão e como técnica de montagem o origami, a arquiteta chamou atenção da imprenssa e de projetos sociais ao conceber abrigos que podem ser construídos em 30 minutos, e ainda são compactos, portatéis, bem estruturados e com capacidade para resistir ao menos à chuvas leves.

Capaz de acomodar confortavelmente duas  pessoas senatadas, o design do abrigo foi patenteado e incluí a dobra tradicional “plissada” e uma dobra especial, desenvolvida para o piso. Isso, além, de um impermeabilização não tóxica, o que significa que os abrigos podem ser reciclados após o uso.

Como não fosse o suficiente ajudar moradores de rua a se proteger das intepreses, com a intenção de direcionar o trabalho de designer e arquitetos para a solução de crises sociais, como a falta de moradias, Tina ainda descobriu que seu projeto pode ser usado em situações de emrgência, como para abrigar pessoas que perderam suas casas após um terremoto, por exemplo.

Mesmo assim, em evento promovido pelo New York Times, que você confere no vídeo acima, a empreendedora explica que suas intenções vão além de fornecer proteção e uma casa temporária. "O principal objetivo do Cardborigami é dar um ponto de partida para que as pessoas conquistem moradias permanentes. Queremos capacitar indivíduos para fazerem melhor para si mesmos", explicou Hovsepian.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas

GERAL

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda