quarta, 17 de abril de 2024
ARQUITETURA

Qual a diferença entre retrô e vintage?

02 março 2018 - 14h05Por Guilherme Pires

Já ouviu o termo ‘vintage’? A palavra tem relação com vinhos que quanto mais tempo ficam guardados, melhor ficam, porém também pode ser aplicado para móveis um pouco tanto que ‘passado’. No entanto, diversos arquitetos passaram a usar essa tendência para compor a decoração de imóveis.

Usar alguma mobília das décadas de 20 a 60 é elegante e pode ser usada sem medo na hora de compor um ambiente da sua casa. Por isso, o Dourados News decidiu especificar o que de fato é o vintage e o que é o retrô.

Em relação a móveis, vintage são aquelas peças que geralmente são encontradas em antiquários, normalmente originais e com ótimo estado de conservação. Mas um aviso, prepare o bolso.

A diferença para o retrô é que este faz menção a móveis que foram auge nas décadas de 70 a 80, e que podem ser também uma releitura de peças originais. O preço entre sai mais em conta que uma mobília vintage. Na verdade, vai depender ainda, da onde você vai comprar.

Mas como utilizar o retrô na decoração?

A primeira dica é o uso de cores fortes, pois elas darão um destaque para o ambiente, porém para que o ambiente não fique pesado, combine peças retrô com peças modernas, proporcionando desta forma, equilíbrio.

Quais as peças mais utilizadas?

Aposte sem medo em eletrodomésticos coloridos como geladeiras, armários e até fogões. Papéis de parede com estampas de décadas passadas, quadros com temas antigos, móveis baixos, sofás largos e revestimentos como ladrilho hidráulico, são alguns dos inúmeros exemplos.

Vintage na decoração

Se preferir um toque clássico e romântico, utilize o estilo vintage na decoração. Neste caso, os móveis precisam ser autênticos e não uma releitura. Mescle peças vintage com peças contemporâneas, elas dão harmonia ao ambiente e não fazem parecer um ambiente temático.

Exemplos para móveis vintage são luminárias, porcelanas e cerâmicas, espelhos com molduras e eletrodomésticos, por exemplo.

É fácil deixar sua casa com carinha de antigo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa