quinta, 28 de março de 2024
SAÚDE PÚBLICA

2017 teve aumento de 45% nos casos de HIV em Mato Grosso do Sul

21 agosto 2018 - 14h30Por Da redação

Mato Grosso do Sul teve um aumento de 45,3% dos casos de HIV em 2017, quando comparado ao período de 2016. Os dados foram registrados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

A mesma estatística aponta também que aqui no Estado houve uma redução de 32,3% nas mortes pelo vírus. Bruno Filardi, presidente da Sociedade de Infectologia de Mato Grosso do Sul (Sims), diz que o resultado do estudo se dá pelas campanhas de incentivo ao diagnóstico e disponibilização de testes rápidos nas unidades de saúde.

“A prevenção é sempre o melhor caminho e vai desde uso frequente de preservativos em todas as relações sexuais, exames específicos regulares a fim de diagnóstico e tratamento precoces. Lembrando que estes recursos terapêuticos estão disponíveis gratuitamente no SUS [Sistema Único de Saúde] e passam frequentemente por atualizações e incorporação de novas medicações, sendo assim o médico deve estar em constante estudo para oferecer o que há de melhor aos pacientes”, explica.

De acordo com matéria do Correio do Estado, este é um dos assuntos que devem ser abordados no 2º Congresso de Infectologia do Centro-Oeste, marcado para os dias 30 de agosto e 1º de setembro, em Campo Grande. O objetivo é elevar ainda mais o patamar científico dos profissionais de saúde debatendo diversos temas, entre eles HIV/Aids.

”Eventos como este tem o propósito de promover a troca de experiências entre toda a sociedade médica e demais profissionais da saúde, propiciando um rico canal de debate científico, possibilitando assim, a atualização de todos os presentes que consequentemente levarão um atendimento cada vez melhor para os pacientes”, completou o presidente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE