sexta, 29 de março de 2024
ESTÉTICA

Conheça o sabonete de limpeza ideal para cada tipo de pele

18 junho 2019 - 13h30Por Terra

Por conta dos fatores externos, como a poluição e a ação nociva dos raios ultravioleta, muitas pessoas carregam no nécessaire sabonetes de limpeza profunda que prometem deixar a pele hidratada e livre de impurezas por mais tempo. No entanto, para garantir que a ação deste famoso cosmético seja realmente eficaz é fundamental que ele seja específico para cada tipo de cútis e formulado com princípios ativos especiais.

Isso porque, apesar de ter como principal função a limpeza profunda do rosto, o item de beleza inadequado pode remover a camada de gordura e ainda causar irritações, aspereza e até desidratação. Por isso, antes de adquirir o cosmético para deixar sua pele com brilho natural, conheça os tipos de sabonetes disponíveis no mercado, específicos para cada derme.

Pele normal

Com textura fina e superfície macia, a pele normal é a mais invejada entre as pessoas vaidosas, graças ao pH equilibrado que dificulta o desenvolvimento de problemas  como acne e manchas. Por isso, quem tem a sorte de desfilar com este tipo de cútis deve abusar dos sabonetes mais perfumados, feitos à base de alantoína ou cânfora - substâncias responsáveis por manter a oleosidade sob controle.

“O recomendado é aplicar o produto duas vezes por dia e sempre hidratar a cútis após a higienização”, afirma Rafael Ferreira, cosmetólogo da Clinica de Estética I-Mezzo, de São Paulo.

Pele oleosa

Durante a estação mais quente do ano, as glândulas sudoríparas - responsáveis pela produção de suor - são mais estimuladas e deixam a cútis com aspecto oleoso. No entanto, uma forma de reverter o quadro é lavar a pele com sabonete específico e formulado com hamamélis e própolis (substâncias capazes de diminuir o excesso de gordura), apenas uma vez por dia, logo pela manhã.

“À noite, o indicado é passar uma loção tônica adstringente para remover todos os resíduos do rosto, pescoço e colo. No dia seguinte, a dica é lavar as áreas com o tipo de cosmético recomendado”, avalia Katleen Conceição, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Além disso, é fundamental não lavar o rosto mais de duas vezes ao dia para evitar o famoso efeito rebote, responsável por deixar a pele ainda mais engordurada e com aparência suja.

Pele seca

Causado pelo clima seco ou pelo excesso de banho quente, o ressecamento cutâneo envelhece a pele e ainda remove seu brilho natural. O problema, porém, pode ser amenizado com a utilização de sabonetes hidratantes, feitos com extrato de semente de uva, lanolina, manteiga de karité e óleo de amêndoas, que prometem manter a derme nutrida e com aspecto saudável. O produto de beleza deve ser aplicado apenas duas vezes por dia sobre as regiões mais afetadas pelos fatores ambientais.

Pele mista

Combinação nada agradável para homens e mulheres, a pele mista é uma mistura da cútis seca com a oleosa que pode causar confusão na hora de comprar o sabonete ideal. Por isso, para não errar, o indicado é adquirir somente produtos específicos para a cútis seca ou oleosa, além de sempre hidratá-la após a higienização.

“Quem tem a pele mista também pode aplicar um tônico facial adstringente na ‘zona T’ do rosto e, em seguida, usar o sabonete específico para a cútis seca. Desta forma, evita-se que a pele sofra durante as estações muito quentes ou frias”, recomenda Rafael.
Pele sensível

Considerada a mais frágil dentre todos os outros tipos de pele, a cútis sensível fica vermelha com frequência e pode até desenvolver dermatites (alergias), o que requer o uso somente de sabonetes específicos, feitos sem muitos ativos. Além disso, a cútis deve ser higienizada apenas duas vezes por dia e jamais lavada com outro tipo de produto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE