sexta, 29 de março de 2024
PREVENÇÃO

Contra coronavírus, Hospital Regional de MS contrata médicos, enfermeiros e técnicos

19 março 2020 - 19h00Por Dourados News

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) está contratando dezenas de profissionais em caráter emergencial para atuarem no enfrentamento à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo Rosana Leite de Melo, diretora-presidente do hospital, além do chamamento de profissionais aprovados recentemente, será realizado novo processo seletivo simplificado, que possibilitará a contratação de servidores em cinco semanas.

Como resultado de processo seletivo iniciado há três semanas, foram chamados, nesta quinta-feira (19.03), quatro médicos intensivistas, quatro fisioterapeutas e 20 enfermeiros. “Além desse chamamento, o governador Reinaldo Azambuja autorizou a contratação de mais 30 enfermeiros, 40 técnicos em enfermagem e 20 médicos generalistas”, salientou Rosana Melo.

Essas são algumas das medidas que o Hospital Regional vem adotando para fazer frente à nova doença. Ontem (18.03) a direção da unidade já havia anunciado a disponibilização de 48 leitos para atender exclusivamente possíveis infectados com o novo coronavírus, bem como a abertura do PAM 2, que a partir de segunda-feira vai atender pacientes não relacionados à nova doença.

Entre outras medidas anunciadas ontem, estão a instituição de uma equipe médica para atendimento exclusivo aos servidores do HRMS, bem como a distribuição criteriosa de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), entre elas máscaras e óculos dentro do estabelecimento. O hospital está estruturado ainda para, se necessário, abrigar 800 pacientes em ventilação mecânica num período de quatro meses, dentro de um provável cenário de emergência utilizando os leitos de enfermaria, salienta a diretora.

O atendimento em alguns ambulatórios também será suspenso, de forma gradual, sendo mantidos a Clínica da Dor Crônica; ambulatório de ICC (Insuficiência Cardíaca Congestiva); TAP (Tempo de Atividade da Protrombina), bem como pacientes egressos de cirurgia de cabeça e pescoço; de cirurgia geral; de cirurgia pediátrica; gestantes de alto risco; hematologia; oncologia clínica; egressos de oncologia cirúrgica e de urologia; follow up; paracentese; e pulsoterapia. No período, o Hospital Regional deixará temporariamente de realizar exames de imagem, exceto os de urgência e emergência.

SES e Bombeiros

Em reunião que aconteceu na manhã desta quinta-feira (19.03), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul definiram a realização de trabalhos conjuntos para auxiliar a população em medidas de combate ao coronavírus. As estratégias estão sendo finalizadas entre os dois órgãos e serão divulgadas ainda essa semana, segundo o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende.

Estiveram reunidos, além do secretário Geraldo Resende, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de MS, coronel Joilson Alves do Amaral; o coronel do Corpo de Bombeiros Marcello Fraiha; secretária-adjunta da SES, Cristhinne Maymone; e diretora Edelma Lene Peixoto Tiburcio (Gestão Estratégica da SES). 

“A estrutura do Corpo de Bombeiros foi colocada à disposição da Secretaria Estadual de Saúde, envolvendo as 24 unidades dos bombeiros em todo o Estado. Vamos trabalhar conjuntamente inclusive em campanhas de vacinação, sempre objetivando atender a população da melhor maneira possível”, salientou Geraldo Resende.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

PERSEGUIÇÃO

Ladrão foge da PRF do Paraná, mas é preso em Mato Grosso do Sul

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

ECONOMIA

Empresa sucroenergética projeta novos investimentos em MS