sexta, 29 de março de 2024
SAÚDE

Coronavírus: SES realiza a distribuição de testes rápidos para todos os municípios de MS

07 abril 2020 - 16h00Por Portal do MS

O Governo de Mato Grosso do Sul iniciará a distribuição de testes rápidos de coronavírus  – recebidos pelo Ministério da Saúde – em todos os municípios do Estado. Por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Estado enviará 6 mil unidades do teste que identifica casos da doença no Estado. Além disso, as barreiras sanitárias também receberão um volume de testes.

Segundo o secretário Geraldo Resende, o acesso ao teste rápido proporcionará agilidade na constatação dos casos de coronavírus. “Analisamos o panorama geral com a nossa equipe técnica e adotamos o critério populacional para definir a quantidade enviada para cada localidade, lembrando que os testes devem ser aplicados por profissionais de saúde e agentes de segurança pública”.

Os resultados deste teste saem praticamente na mesma hora, duram cerca de 15 a 30 minutos. Para garantir uma distribuição mais eficiente, os municípios que são sedes de microrregião e os municípios que são sedes de macrorregião irão receber quantidades maiores.

A SES aguarda a liberação dos lotes por parte do Ministério da Saúde para iniciar a distribuição conforme relação já feita. A secretaria também realizou a compra de dez mil unidades de testes rápidos. O processo ainda está em andamento.

Sobre os testes rápidos

Os testes rápidos adquiridos pelo Ministério da Saúde tiveram registro aprovado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e avaliado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). São testes que identificam os anticorpos (IgM e IgM), marcadores de infecção recente ou tardia, respectivamente.

São usados para a vigilância na triagem. Não precisa de máquina, mas é preciso de equipamento de proteção individual, lanceta para punção digital, profissional de nível superior treinado na realização e de médico para interpretação do teste com informações clínicas e epidemiológicas, segundo instruções de uso do fabricante. Não deve ser usado por pessoas sem preparação técnica.

Os testes realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MS) são de biologia molecular RT-PCR em tempo real que permite a identificação do vírus em amostras coletadas através de swab. Este teste é o padrão ouro recomendado pelo Ministério da Saúde para diagnóstico da doença. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE