Menu
Busca segunda, 21 de setembro de 2020
CAMPANHA SETEMBRO 15 á 30/09/2020
SAÚDE

Covid-19: pausa em estudo de vacina segue prática comum, diz Unifesp

No Brasil, a pesquisa envolve 5 mil voluntários

09 setembro 2020 - 14h45Por Agência Brasil

A pausa no experimento de uma vacina contra covid-19, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Oxford, é "uma prática comum" e "segue os padrões de segurança", de acordo com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Conforme destacou a instituição brasileira, responsável pelos testes do imunizante, a interrupção na pesquisa ocorreu após se identificar a suspeita de efeito adverso em um voluntário do estudo, no Reino Unido. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (8), pela farmacêutica AstraZeneca.

Em nota, a Unifesp destaca que o estudo clínico da fase 3 foi temporariamente pausado em todos os centros que participam da etapa. A medida inclui o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, da universidade, que coordena a pesquisa no Brasil. Para que a etapa prossiga, é necessário descobrir se a reação do paciente foi ou não provocada pela vacina.

"No Brasil, o estudo envolve 5 mil voluntários e avança como o esperado. Muitos já receberam a segunda dose e até o momento não houve registro de intercorrências graves de saúde. É importante destacar que a pausa vale para novas aplicações da vacina. O estudo continua, segue avançando, com os voluntários que já participam sendo constantemente monitorados", acrescenta a Unifesp, no comunicado.

Também em nota, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que foi incumbida de produzir a vacina no país, ressalta que já foi informada, pela Astrazeneca, da suspensão dos testes. A organização acrescenta que irá se pronunciar somente após a divulgação dos resultados relativos aos efeitos adversos apresentados pelo voluntário.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CIDADES
Licenciamento de veículos com placa final 9 pode ser feito via internet
MARACAJÚ
Polícia Militar Rodoviária apreende mais de meia tonelada de maconha após acompanhamento tático
CAMPO GRANDE
Polícia Civil recupera moto furtada, prende suspeitos de tráfico de drogas e apreende menor
ECONOMIA
Mercado financeiro reduz projeção de queda da economia para 5,05%