sexta, 29 de março de 2024
SAÚDE PÚBLICA

Dourados tem primeira morte por dengue confirmada no ano

12 março 2020 - 17h30Por Dourados News

Um idoso de 61 anos é a primeira pessoa a ter confirmado o óbito por complicações geradas pela dengue na cidade de Dourados. Nos últimos sete dias, cinco novas mortes pela doença foram registradas em Mato Grosso do Sul, totalizando 18 em 2020. 

Conforme informações atualizadas do Boletim Epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o douradense teve a data da morte registrada no dia 31 de janeiro. Apesar disso, as análises laboratoriais que confirmam que o óbito foi causado pela dengue foi finalizado somente nesta semana.  

As informações disponíveis são de que o idoso começou a sentir os sintomas no dia 26 de janeiro, não resistindo às complicações cinco dias depois. Não há detalhes sobre possíveis relações com outras doenças que teriam piorado a situação de saúde do douradense.

Além da primeira morte do ano em Dourados, outros quatro casos foram incluídos no Boletim na relação de óbitos causados pela dengue em Mato Grosso do Sul. 

Passam a entrar nas estatísticas uma idosa de 91 anos de Aquidauana com quadro de saúde piorado por hipertensão; uma mulher de 41 anos da cidade de Mundo Novo; além de dois moradores em Chapadão do Sul sendo uma mulher de 21 anos e um jovem de 18 anos.

EPIDEMIA

Pela primeira vez neste ano, Dourados passou fazer parte do grupo de 70 municípios sul-mato-grossense em situação considerada de alta incidência de notificações de dengue. Este índice tem como base a relação proporcional entre o número de casos notificados e o contingente populacional de cada município. 

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, a cidade de Dourados tem 756 casos registrados como suspeita de dengue. Como tem uma população de pouco mais de 200 mil pessoas, a incidência atinge 364,3 para cada 100 habitantes, considerada alta. 

Em todo Mato Grosso do Sul a quantidade de casos confirmados já massa de 10 mil enquanto em Dourados são 341 confirmações de dengue em 2020.   

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE