quinta, 25 de abril de 2024
SAÚDE

Especialista orienta para cuidados respiratórios em meio a pandemia de coronavírus e estiagem

30 março 2020 - 12h30Por Portal do MS

Comum nos meses de outono e inverno, a baixa umidade do ar reduz a hidratação dos pulmões, agravando a situação de quem tem problemas como asma, bronquite e pneumonia. Neste ano as estações têm o agravante do Coronavírus, que em casos críticos, ataca diretamente o aparelho respiratório. Em entrevista para o Portal MS o médico pneumologista, Henrique Brito reforça as determinações de autoridades médicas, e orienta para os cuidados respiratórios necessários em tempos de pandemia.

Dr. Henrique lembra que além do Covid-19 há outros vírus respiratórios que se disseminam nesta época do ano. “Assim como o Coronavírus, nós temos outros vírus respiratórios, entre eles a Influenza H1N1, a gripe sazonal, entre outros tipos de vírus e bactérias. Precisamos lembrar que pessoas que tem doenças respiratórias prévias, elas têm uma tendência maior a ter esses tipos de afecções”.

Para saber diferenciar os sintomas de problemas respiratórios pré-existentes com os do Covid-19, o médico é enfático. “Em geral, as doenças respiratórias como, asma, enfisema, rinite, doenças alérgicas, bronquiectasia, fibrose pulmonar, elas cursam com graus variados de falta de ar. Se a pessoa já tem uma doença respiratória, é importante ela se conhecer, saber qual é o limite da doença pulmonar dela”.

O sinal de agravamento de sintomas pode ser identificado através da elevação da temperatura corporal. “A febre é um marcador que a gente precisa ficar mais atento. Se tiver essa combinação de febre com um agravamento de uma falta de ar pré-existente, é necessário procurar atendimento médico”, alerta.

Médico pneumologista Henrique Ferreira de Brito

Manter a carteira de vacinação em dia é um ponto importante, conforme o pneumologista. “Pessoas que tem as doenças respiratórias elas têm indicação de tomar a vacina para a gripe. Não é vacina para o coronavírus, é para gripe. Que pega a influenza A H1N1, a influenza A H3N2, e dois tipos da influenza B, ou um tipo só dependendo da vacina que você vai tomar”, explica destacando a importância de consultar o calendário vacinal conforme os grupos prioritários ou seguir indicação médica.

Sobre medidas preventivas ao Coronavírus, ele reforça o pedido. “É importante que se diga da necessidade da quarentena. Ficar em casa! E porque ficar em casa? Ao sair de casa, eu estou me expondo, e expondo a mim e a minha família. Porque eu posso sair e voltar com o vírus, e trazer ele para dentro do meu domicilio. É importante ter essa noção de coletividade. Por mais que você tenha a saúde boa, as pessoas ao seu redor podem ter a saúde mais debilitada. Enquanto em você a doença vai ser mais leve, nas outras pessoas pode ser mais grave”, avalia.

O especialista lembra de medidas simples que podem proteger a população, como lavar as mãos, uso de álcool em gel, usar umidificador, trocar o filtro do ar condicionado, alimentação balanceada, sono regular, pratica regular de algum tipo de atividade física, e lavar as narinas com soro fisiológico para umidificar as mucosas. E aponta que quem já possui doenças previas pulmonares precisa manter o acompanhamento médico e tratar a doença respiratória.

Outro ponto lembrado pelo especialista foi sobre o uso de máscaras, que são recomendadas apenas para profissionais de saúde, ou para quem está com sintomas respiratórios, como tosse, espirro, coriza, dor no corpo e febre. “Vale sempre a etiqueta respiratória. Se não estou com máscara devo cobrir minhas secreções. Usando os braços para evitar. Porque o braço? Porque a mão se eu tossir na mão posso colocar ela em algum lugar e repassar o vírus”.

Para os próximos meses, a climatologia indica pouco volume de chuva e baixa umidade do ar. A situação que pode potencializar os sintomas de doenças respiratórias pré-existentes, e o especialista alerta para a necessidade de manter o corpo hidratado, como forma de manter as defesas do organismo contra vírus, bactérias fungos, ácaros e poeira.

“Quando o ar externo vem mais seco, quem tem a função de umidificar ele na entrada do nosso organismo, são as mucosas respiratórias e elas estão ressecadas porque o corpo muitas vezes desidrata, pois, não tomamos a quantidade de água suficiente. Além disso é importante manter esse grau de hidratação, pois a mucosa respiratória tem uma função de linha de frente no combate aos agressores externos”, pontua.  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

DIREITOS HUMANOS

Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave

EDUCAÇÃO

Sistema nacional reunirá informações sobre violência escolar

EDUCAÇÃO

Estados perdem mais de 180 mil professores concursados em 10 anos