quarta, 24 de abril de 2024
SAÚDE PÚBLICA

Estado, município e Ministério da Saúde discutem estratégias de combate à dengue

20 março 2019 - 08h15Por Da Redação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) reuniu na manhã ontem (19/3), técnicos estaduais, dos municípios e do Ministério da Saúde para avaliar a situação epidemiológica de Mato Grosso do Sul e discutir as ações de combate à dengue, além de traçar novas estratégias para enfrentar a alta incidência da doença, que já afeta várias cidades do Estado. A reunião aconteceu na Sala de Situação da SES.

No período da tarde, novamente a equipe se reúne para continuar os trabalhos para debater a situação epidemiológica e investigação de óbitos. Do encontro pela manhã, participaram, além do secretário da SES, Geraldo Resende; o secretário municipal de Campo Grande, Marcelo Vilela; os representantes do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, Noely Moura, Aline Rapello e Priscila Leal, entre outros técnicos.

Segundo a superintendente de Vigilância Sanitária da SES, Larissa Castilho, atualmente 26 municípios de Mato Grosso do Sul apresentam alta incidência da dengue, sendo que Campo Grande decretou a epidemia da doença. “Por conta disso, sugerimos a vinda dos técnicos do Ministério da Saúde, cuja participação está sendo muito produtiva, principalmente quanto às informações de âmbito nacional, com subsídios e suporte para o fortalecimento das ações em Mato Grosso do Sul”, salienta.

De acordo com Geraldo Resende, o Governo do Estado tem disponibilizado todo o apoio aos municípios nas ações de combate ao mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya. “Estamos fazendo a nossa parte tanto nas ações que são competência dos gestores municipais quanto na conscientização da população, porém estamos dispostos a fazer ainda mais, no que estiver ao nosso alcance, para vencermos a guerra contra o mosquito”, conclui.

Da programação dos técnicos do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, constam ainda, que nesta quarta (20/3), e amanhã (21/3), visitas às Unidades Básicas e outras unidades de saúde em Campo Grande para acompanhar atividades de controle químico realizado pelo município. O encerramento acontecerá dia 21 de março no gabinete da SES.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul

POLÍTICA

Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval

POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos