terça, 23 de abril de 2024
MS

Estudante de medicina passa por retirada de tumor no cérebro e é acordado no meio da cirurgia

Jovem já teve alta médica, passa bem e não teve sequelas. Como houve sucesso, o serviço de neurocirurgia da Santa Casa deve oferecer este tipo de cirurgia.

29 janeiro 2020 - 14h00Por G1MS

Um estudante de medicina de 24 anos é o primeiro paciente de Mato Grosso do Sul a passar por uma cirurgia de retirada do tumor no cérebro, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento foi realizado na Santa Casa e o jovem já teve alta médica. Ele passa bem e não teve sequelas, conforme afirmou ao G1 assessoria de imprensa do hospital.

O paciente tinha uma "lesão tumoral na região frontal esquerda do cérebro, próximo à área da linguagem, por isso, os cuidados com a cirurgia foram redobrados para que o tumor fosse retirado sem causar sequelas. O procedimento é conhecido como “Awake Craniotomy” (craniotomia acordada, em tradução literal).

Como houve sucesso, a partir de agora, o serviço de neurocirurgia do hospital deve oferecer este tipo de cirurgia, o qual é o mesmo tratamento cirúrgico complexo para tumores nos grandes hospitais privados do país e do mundo, tendo como parte da equipe neurocirurgiões, anestesistas e neurofisiologistas especialistas no procedimento.

Ainda conforme o hospital, o estudante foi operado durante três horas e examinado continuamente. Nestes casos, é usada uma anestesia diferente e que permite que a pessoa seja acordada com segurança, sendo esta uma técnica que evoluiu bastante nos últimos anos, segundo a Santa Casa.

No caso do estudante, foram feitos testes neurológicos específicos durante a cirurgia e com o auxílio da estimulação elétrica cerebral (monitorização neurofisiológica intra-operatória). Como futuro médico, o neurofisiologista teve o cuidado em examinar e preservar a capacidade cognitiva e funcional, essenciais para o exercício da sua futura profissão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda

AGEPEN

Policiais penais recebem treinamento avançado em serviços de escolta

ESPORTES

Workshop gratuito ensina no próximo domingo 'tapembol', esporte original do Brasil