quinta, 25 de abril de 2024
ESTADO

Governo adota sistema inteligente para monitorar taxa de isolamento social em Mato Grosso do Sul

02 abril 2020 - 13h30Por Portal do MS

O uso de novas tecnologias tem sido fundamental no desenvolvimento de ações preventivas de combate a pandemia da Covid-19 em todo o mundo. Mato Grosso do Sul aderiu a um sistema inteligente para monitorar a taxa de isolamento social em todas as regiões do Estado.

A ferramenta permite que o governo mapeie a movimentação de pessoas dentro de regiões específicas, e identifique as localidades que estão cumprindo ou não os protocolos de distanciamento social estabelecidos pelas autoridades de saúde. Com esses dados estatísticos fornecidos pela plataforma, o Governo poderá promover ações específicas e direcionadas de enfrentamento ao coronavírus.

Dados apontam que penas 47,2% da população sul-mato-grossense cumpriu isolamento nesta quarta-feira

O mapeamento é resultado de uma parceria firmada entre Governo do Estado com a In Loco, empresa do setor de tecnologias de geolocalização, que integrada a aplicativos parceiros, formata os dados criptografados a partir de 60 milhões de dispositivos móveis de todo o Brasil para fins de segurança, autenticação e contagem de visitas.

O sistema disponibilizado de forma gratuita ao Estado, respeita todas as diretrizes de privacidade do usuário estabelecidas na Lei Geral de Proteção de Dados, conforme explica o CEO da In Loco, André Ferraz. “Com a nossa tecnologia, podemos ajudar no combate à disseminação do coronavírus. De forma criptografada e agregada, sem dados que possam identificar diretamente um usuário específico, nosso levantamento permite que os órgãos responsáveis atuem diretamente nas áreas de risco ou mais afetadas pelo vírus”, pontua.

Balanço MS

O monitoramento em Mato Grosso do Sul mostra que nesta quarta-feira (1.4) apenas 47% da população cumpriu com o isolamento social necessário. Os gráficos são distribuídos pelas cores, verde, amarelo, laranja e vermelho, sinalizando a situação de cada município com valores mínimo e máximo.

Taxa de isolamento social referente aos municípios

Já o filtro que monitora os 79 municípios do Estado, mostram apenas três cidades com a coloração verde: Jateí com 74,5% da população cumprindo com o isolamento, Bela Vista com 73,7%, e Corumbá com 69,2%.

Na cor vermelha, que sinaliza o não cumprimento do isolamento social por parte da população, estão: Japorã com 35,3% e São Gabriel do Oeste com 36,1%.

Os dados são atualizados diariamente, ou seja, a ferramenta fornece dados referentes ao dia anterior de publicação. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

DIREITOS HUMANOS

Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave

EDUCAÇÃO

Sistema nacional reunirá informações sobre violência escolar

EDUCAÇÃO

Estados perdem mais de 180 mil professores concursados em 10 anos