sexta, 29 de março de 2024
IMUNIZAÇÃO

Nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo começa dia 18

08 novembro 2019 - 10h00Por Dourados News

O Ministério da Saúde informou esta semana que 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será desenvolvida no período de 18 a 30 de novembro. A campanha e direcionada à vacinação de adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia de mobilização nacional, o chamado de Dia D será no dia 30, um sábado.

Diante da situação epidemiológica no Brasil e do cenário de baixas coberturas vacinais, os organismos de saúde reforçam a necessidade de realização da campanha de vacinação contra o sarampo, com o intuito de captar os adultos de 20 a 29 anos de idade, ainda não vacinados ou com esquemas de vacinação incompletos, com o pensamento de minimizar o risco de adoecimento desses indivíduos e, consequentemente, reduzir ou eliminar os bolsões de não vacinados.

O objetivo é vacinar seletivamente (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações - PNI) contra o sarampo os adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, visando interromper a circulação viral e controlar a doença no País.

Nesta 2ª etapa da campanha os próprios adultos são atores sociais importantes no processo de controle dessa doença e, deve comparecer aos serviços de vacinação, levando a caderneta de vacinação para avaliação, aplicação da vacina se necessário for e registro da mesma.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

PERSEGUIÇÃO

Ladrão foge da PRF do Paraná, mas é preso em Mato Grosso do Sul

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

ECONOMIA

Empresa sucroenergética projeta novos investimentos em MS