terça, 16 de abril de 2024
SAÚDE

Substância usada para diluir maconha é apontada como responsável por doença do cigarro eletrônico

09 novembro 2019 - 17h00Por G1

estes do centro de controle de doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) divulgados na sexta-feira (8) identificam que a substância responsável pelos danos aos pulmões dos fumantes de cigarros eletrônicos é o acetato de vitamina E.

O número de casos de crises respiratórias já é de mais de 2.000, e 40 morreram por causa da doença, de acordo com o “New York Times”.

O acetato de vitamina E foi encontrado em pulmões de pacientes. Essa é a evidência mais direta de uma conexão entre alguma substância e as lesões nos pulmões.

“Pela primeira vez, nós detectamos uma toxina preocupante, o acetato de vitamina E, de amostrar biológicas de pacientes”, disse a doutora Anne Schuchat, a principal diretora do CDC, de acordo com o “New York Times”.

A substância foi detectada em 29 amostras de pulmão que vieram de pacientes de diversos estados dos EUA. É necessário fazer mais testes para fazer a conexão entre a exposição e os danos aos pulmões, e há outras substâncias em investigação.

A tese é que o acetato de vitamina E é adicionado a produtos que contenham THC, o componente de princípio ativo da maconha.

Isso é feito para diluir a substância –o acetato de vitamina E é mais barato do que maconha e, assim, torna o produto mais lucrativo.

O acetato de vitamina E é grudento, e fica nas paredes do pulmão, de acordo com o CDC. Ainda não se sabe como ele prejudica o órgão.

Outros usos

Ele geralmente é usado como um suplemento vitamínico ou então um ingrediente para hidratantes –o fato de que é seguro para ser ingerido ou espalhado na pele não significa que ele pode ser inalado.

Em comunicado, o CDC recomenda que as pessoas não usem cigarros eletrônicos que contenham THC, a substância ativa da maconha, especialmente se vier de fontes informais, como amigos, pessoas físicas ou pela internet.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa