quinta, 25 de abril de 2024
PELE

Você sabe o que é a Hanseníase e como tratá-la?

14 fevereiro 2018 - 16h20
Hanseníase. Você sabe o que é? Já ouviu falar sobre? Conhece alguém que tem ou já teve? Hoje explicaremos um pouco sobre esta doença que atinge diversas pessoas no País.

O que é?

Hanseníase é uma doença infectocontagiosa que atinge os nervos periféricos e pele, podendo acometer outros órgãos. Se não diagnosticada e tratada no início, a doença pode levar à incapacidade física.

Sintomas

Os sintomas são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. A áreas afetada tem diminuição dos pelos e do suor.

Em alguns casos, há o surgimento de caroços e inchaços no corpo, diminuição da sensibilidade e ou da força muscular de olhos, mãos e pés. Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés, também são alguns dos sintomas.

Transmissão

Apenas as pessoas doentes, que não estão em tratamento, transmitem a hanseníase. A transmissão ocorre pelas vias aéreas superiores como tosse ou espirro, e é transmitida de pessoa para pessoa.

Tratamento e Cura

A doença tem cura e seu tratamento é gratuito, realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). É feito por via oral, com uma associação de três antibióticos. Os medicamentos são seguros e eficazes. Porém o paciente deve tomar a primeira dose mensal supervisionada pelo profissional de saúde. As demais são autoadministradas.

Já no início do tratamento, a doença deixa de ser transmitida. Família e amigos, além de apoiar, também devem ser examinados.

Dados

O Ministério da Saúde divulgou em janeiro do ano passado, que o número de pessoas com Hanseníase no Brasil nos últimos anos, teve uma redução de 34,1%, passando de 43.652, em 2006, para 28.761 em 2015.

A redução está associada à queda de 39,7% da taxa de detecção geral do País, que passou de 23,37 por 100 mil habitantes, em 2006, para 14,07/100 mil habitantes em 2015.

Os dados são resultados das ações implantadas no País para o enfrentamento da doença, com foco na busca ativa de casos novos para o diagnóstico na fase inicial; tratamento oportuno e cura, bem como a prevenção de incapacidades e deformidades físicas, principal causa do estigma e preconceito associados à doença.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

GERAL

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

DIREITOS HUMANOS

Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave

EDUCAÇÃO

Sistema nacional reunirá informações sobre violência escolar