sexta, 29 de março de 2024

Brasil cai no tie-break para os EUA na abertura da fase final do Grand Prix

27 junho 2012 - 14h10
Globo esporte


Estreando na fase final do Grand Prix, a seleção brasileira feminina de vôlei foi derrotada pelos EUA por 3 sets a 2 (19/25, 20/25, 25/20, 25/13 e 13/15), na manhã desta quarta-feira, em Ningbo, na China. Após início apático, com quedas nas duas parciais iniciais, a equipe brasileira igualou o jogo, mas caiu para as invictas americanas depois de um disputado tie-break.

Com o resultado, os Estados Unidos largaram na reta final pelo título com dois pontos, um a mais que o quadro nacional, que pontuou em função dos dois sets obtidos (pelo regulamento, vitória por 3 a 0 ou 3 a 1 vale três pontos, enquanto 3 a 2 determina dois para o vencedor e um para o perdedor).

O Brasil terminou em quinto lugar a fase classificatória com oito vitórias e apenas uma derrota, justamente para as americanas (primeiras colocadas), por 3 a 1, de virada, em São Bernardo do Campo.
Os primeiros movimentos do confronto desta manhã até que foram animadores para a Seleção, que chegou a abrir 4 a 2. Porém, rapidamente a equipe comandada por José Roberto Guimarães foi cedendo ao volume das adversárias, que viraram para 12 a 7. Contando apenas com alguns bons momentos de Sheilla, o Brasil não resistiu no primeiro set e foi superado por 25 a 19.
A segunda parcial vinha com panorama semelhante à anterior até as meninas brasileiras pontuarem após um intenso rally e reduzir a desvantagem para 6 a 9. A equipe cresceu, entrou no jogo e, depois de um ponto de Jaqueline, passou à frente em 13 a 12. Após a entrada de Courtney Thompson no saque, entretanto, os EUA pontuaram em sequência, passaram a comandar novamente o marcador e fecharam com tranquilidade o set em 25 a 20, depois de um erro de Mari, que tentou largar e encontrou a rede no caminho.
Sem alternativas, o Brasil partiu com tudo para a terceira parcial. Com muita disposição e vibração, a equipe nacional se agigantou e comandou o marcador, tendo em Fabiana um excelente nome no bloqueio. Sem dar chance às rivais, as brasileiras finalizaram em 25 a 20, quando Mari venceu a defesa americana e se recuperou do erro no set anterior.
Mantendo a postura, o quadro brasuca largou forte no quarto set, cravando 5 a 1. O bloqueio ganhou em eficiência e fez com que a Seleção mantivesse as rédeas, abrindo 18 a 11. Parecendo sentir a pressão da desvantagem, o time do Tio Sam nada conseguiu fazer contra os bloques de Fabiana e os ataques de Jaqueline e Sheilla, que escancaram o caminho para a vitória do Brasil no set por 25 a 13, o que levou o embate para o tie-break.

A parcial decisiva teve início com o Brasil na frente, após largada equivocada da equipe americana. A sequência, porém, foi marcada pelo equilíbrio, mas com as brasileiras sempre na dianteira até a virada americana para 11 a 9. Restabelecendo a segurança, o quadro dos EUA recuperou também o controle da partida e matou o set em 15 a 13, selando o jogo em Ningbo.
A segunda rodada da fase final do Grand Prix será realizada nesta quinta-feira, com o Brasil duelando com as donas da casa, às 8h30m de Brasília (novamente com transmissão do Sportv). Já as americanas encaram as tailandesas

Confira os duelos da primeira rodada:
Brasil 2 x 3 EUA (19/25, 20/25, 25/20, 25/13 e 13/15)
Tailândia 1 x 3 Turquia (22/25, 21/25, 25/20 e 24/26)
China x Cuba

Deixe seu Comentário

Leia Também

PERSEGUIÇÃO

Ladrão foge da PRF do Paraná, mas é preso em Mato Grosso do Sul

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

ECONOMIA

Empresa sucroenergética projeta novos investimentos em MS

SAÚDE

Casos de síndrome respirartória aguda grave sobem no país, diz Fiocruz