quinta, 28 de março de 2024
POWERLIFTING

Paratleta de MS defende título em competição nacional de força

08 novembro 2019 - 10h15Por Dourados News

O paratleta Jorge Souza de Arruda disputará, pela segunda vez, a Copa Brasil de Powerlifting. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), será no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), neste final de semana, dias 9 e 10 de novembro.

O sul-mato-grossense é o atual campeão da categoria 75 a 80 quilos, na classe B2, para atletas com baixa visão. Arruda será o único atleta de Mato Grosso do Sul no torneio na capital paulista e terá a missão de defender o título nesta edição. O ouro conquistado em 2018 foi histórico, por ser a primeira medalha obtida na modalidade por um paradesportista.

“A expectativa é a melhor possível. Ganhei no ano passado, trabalhei bastante esse ano para melhorar e, apesar das dificuldades do dia a dia, de conciliar o trabalho aos treinamentos, considero que estou pronto para a competição e quero ter um bom desempenho, dar o meu melhor. Só tenho a medalha em mente, de preferência em primeiro lugar”, avalia Arruda, que representa a Associação dos Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul (ADIVMS) e atualmente é treinado por Lendel Diniz.

Arruda faz musculação há 15 anos, mas começou a praticar o powerlifting em 2017. Segundo ele, ter a tarefa de sustentar a hegemonia em sua categoria redobra a responsabilidade.

A modalidade

O powerlifting é uma modalidade de força, na qual o atleta objetiva levantar o maior peso possível em cada um dos exercícios que compõem o esporte: agachamento, supino e peso-morto.

O esporte foi oficialmente reconhecido em 1960. A federação internacional, International Powerlifting Federation (IPF), foi fundada 13 anos depois.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE