quinta, 25 de abril de 2024

Time transforma caminhonete em "orçamento milionário" e brilha na várzea de São Paulo

Time transforma caminhonete em "orçamento milionário" e brilha na várzea de São Paulo

30 agosto 2012 - 17h10
Uol

Há um ano, o time amador do Jardim São Carlos ganhou uma caminhonete. E, com o veículo, a equipe se tornou o grande destaque de 2012 da Copa Kaiser, o principal torneio amador de futebol da cidade de São Paulo. Mas, você pode perguntar, o que a caminhonete tem a ver com o rendimento em campo?

É simples: o prêmio virou dinheiro, cerca de R$ 60 mil, que foi revertido em investimentos no clube. Somando a isso um impulso financeiro de Baiano, dono do bar que funciona no CDM Jardim São Carlos e faz-tudo do clube, a equipe, que até o ano passado era figurante, está há um ano sem derrotas e tem a melhor campanha em 13 jogos da Copa Kaiser, com 31 pontos.

“A gente disputou a Copa Milton Leite [torneio importante na Zona Sul] e foi campeão invicto. Como a campanha foi muito boa, eu e os jogadores nos reunimos e começamos a falar em manter o mesmo time para a Copa Kaiser. E usar o prêmio, a caminhonete, para bancar a campanha nesse ano”, conta Baiano.

Pode parecer muito dinheiro, mas o São Carlos é um dos “profissionais” da várzea. Segundo Baiano, todos os jogadores recebem uma ajuda de custo mensal e o orçamento é salgado. “Prefiro não falar em valores, mas é alto. O dinheiro da caminhonete já foi e estamos dependendo do que eu consigo colocar e de amigos da comunidade”.

As estrelas do time são o atacante Luiz Carlos, o Luisinho, que já marcou 11 gols e é um dos artilheiros do torneio e os meio-campistas Marcinho, que passou pelas categorias de base do Bragantino, Reinaldo, que jogou no futebol da Ucrânia, e Jackson, autor de um gol de placa há duas semanas, em partida no estádio do Nacional, na Barra Funda. “A maioria dos jogadores jogou profissionalmente e complementa o orçamento com futebol de várzea. Não é uma brincadeira barata”, completa Baiano, que é o faz-tudo do time: ele é dirigente, massagista, preparador físico e até roupeiro.

Com esse discurso envolvendo investimentos altos, a identificação com o time poderia ficar de lado. Mas, segundo os jogadores, a união do elenco é grande. “O segredo foi o título do ano passado. Todo mundo viu que poderíamos ir muito longe jogando juntos. E isso faz o nosso time ficar ainda mais forte”, conta o meia Marcinho, um gigante de 1,93m que arma as jogadas da equipe ao lado de Jackson.

A carreira do meio-campista, aliás, é típica dos varzeanos. Passou pelas categorias de base do Bragantino, chegou a ser profissional em um time das divisões inferiores do futebol paulista, mas não conseguiu dar o segundo passo para viver do futebol. “Parei há uns dois anos. Cheguei a fazer testes para o Boa Vista, de Portugal, com o Paulinho, que hoje está no Corinthians. Mas depois de um tempo, você começa a ver que não vale a pena o esforço para ser profissional e não ganhar bem. Larguei o futebol, fui trabalhar. E com o que eu ganho na várzea, completo o orçamento, pago as prestações do carro, da casa”, conta.

Ficou curioso? O São Carlos joga nesse fim de semana, já pela oitavas de final da Copa Kaiser. O rival é o Juventus da Liberdade, time da Baixada do Glicério (que ganhou o nome em homenagem ao xará da Moóca), às 13h, no Campo do Jaú, no bairro de Cangaíba, na Zona Leste.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LEGISLATIVO DE MS

Parlamentares devem apreciar três propostas na última sessão da semana

TJMS

Judiciário de MS tem 100% dos magistrados em trabalho presencial

TEMPO

Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100