Menu
Busca quarta, 27 de janeiro de 2021

Sebastian Vettel garantiu a pole-position do GP da Europa, que será disputado nas ruas de Valência, na Espanha. Com 1min38s086, o piloto da Red Bull sobrou diante dos adversários e sairá na frente pela 33ª vez na carreira, empatando com os lendários Alain

Sebastian Vettel garantiu a pole-position do GP da Europa, que será disputado nas ruas de Valência, na Espanha. Com 1min38s086, o piloto da Red Bull sobrou diante dos adversários e sairá na frente pela 33ª vez na carreira, empatando com os lendários Alain

23 junho 2012 - 12h15
Agência Estado

Em uma classificação histórica, que teve como marca registrada o equilíbrio, que vem dando as cartas na F1 nesta épica temporada, Sebastian Vettel sobrou em relação aos rivais e garantiu a pole-position do GP da Europa, neste sábado (23), na escaldante Valência. O alemão cravou 1min38s086 e vai largar pela 33ª vez na ponta, igualando os lendários Alain Prost e Jim Clark. O treino, entretanto, teve um grande equilíbrio no Q2, quando a diferença entre o primeiro, Romain Grosjean, e Kamui Kobayashi, o décimo, foi de apenas 0s22.

Vettel vai dividir a primeira fila do grid com Lewis Hamilton, o líder da temporada. O britânico superou no fim a marca de Pastor Maldonado, que mais uma vez surpreendeu e tirou o melhor rendimento do carro da Williams na Espanha, assim como já fizera há pouco mais de um mês, em Barcelona. O venezuelano vai largar ao lado de Grosjean, que era um dos favoritos à pole, na segunda fila.

Os brasileiros não foram bem: Felipe Massa, assim como Fernando Alonso, ficou de fora do Q3 e vai largar só em 13º. O piloto da Ferrari terá ao seu lado o compatriota Bruno Senna, que não conseguiu repetir o bom rendimento de Pastor Maldonado e colocou a Williams de número 19 no meio do pelotão em Valência.

Saiba como foi a classificação do GP da Europa de F1, em Valência

A sessão classificatória em Valência começou com uma baixa, já que Timo Glock, com problemas estomacais, não pôde alinhar junto com os outros 23 pilotos na busca por um lugar melhor no grid. Nada que mude muito os rumos do GP da Europa, já que a Marussia não saiu das últimas posições no fim de semana.

Ricciardo foi o primeiro a estabelecer volta rápida em Valência. Com 1min40s707, o jovem australiano da Toro Rosso logo foi superado por Bruno Senna, que assinalou 1min40s468. Quase ao mesmo tempo, seu companheiro de Williams, Maldonado, escapava na saída da curva 2.

Com praticamente todos os pilotos na pista, exceção a Webber e Vettel, Massa assumiu a ponta da sessão tendo como melhor tempo 1min39s634, 0s066 mais rápido que Räikkönen. Entretanto, Schumacher, mesmo com seu Mercedes querendo sair de frente na última curva, desbancou o ex-parceiro de Ferrari e subiu para a ponta do treino, com Button também superando o brasileiro.

Na sequência do Q1, Hamilton, ainda com pneus médios, subiu para primeiro ao registrar 1min39s169. Massa manteve o bom rendimento da Ferrari em Valência e pulou para segundo. Em uma pista onde já ganhou, em 2008, Felipe era 0s021 mais rápido que Alonso, que vinha logo atrás, em terceiro.

Lutando para avançar ao Q2, Senna cravou uma boa marca: 1min39s449. Além do paulista, vários pilotos melhoraram suas marcas usando os pneus macios na fase final do Q1. Di Resta, comprovando o ótimo rendimento a Force India, subiu para a ponta ao registrar 1min38s858, com Nico Hülkenberg completando uma momentânea dobradinha.

Até que Maldonado tratou de colocar a Williams na liderança por pouca margem em relação a Di Resta. Com 1min38s825, o venezuelano assegurou a primeira posição do Q1. No outro extremo da tabela, Webber, com problemas em todo o sábado no seu carro, mais precisamente na asa traseira, foi eliminado da classificação junto com Jean-Éric Vergne, Vitaly Petrov, Pedro de la Rosa, Narain Karthikeyan e Charles Pic, além de Glock, que não treinou. Heikki Kovalainen, no fim do Q1, conseguiu avançar à próxima fase da classificação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Governo suspende exigência de prova de vida de aposentados federais
FINANÇAS
Prorrogado, Refis da pandemia segue com superdescontos até o dia 26 de fevereiro
GERAL
Processo Seletivo da UEMS abre inscrições para 1052 vagas
JUSTIÇA
Incêndio na boate Kiss completa oito anos sem julgamento dos réus