sexta, 29 de março de 2024

CAMPANHA 2011

22 outubro 2011 - 11h00
Divulgação (TP)

Para marcar essa data em Ponta Porã, a Fonoaudióloga Juliana Xavier Costa, foi convidada pelo Jornalista Tião Prado no programa FM em Noticias da Rádio Cerro Cora FM 91.5, de Pedro Juan Caballero para passar mais informações sobre o assunto, leia a matéria abaixo:

O que é Gagueira?

É entendida como um distúrbio na fluência da fala e se caracteriza por interrupções atípicas e involuntárias (a pessoa que gagueja não tem controle sobre sua fala e não consegue evitar a ocorrência da mesma), tais como:

Repetições, bloqueios, prolongamentos, tensões corporais e /ou orofaciais.
Trata-se de um distúrbio universal, percebido em todas as partes do planeta, independente da Raça, cultura, credo, escolaridade ou situação socioeconômica.

A gagueira incide 1% da população mundial, em uma proporção de 4 pessoas do sexo masculino para uma do sexo feminino.

Surgindo na maioria dos casos, entre os 2 e 4 anos de idade e seu desenvolvimento é gradual. Tende a ocorrer em famílias em que há membros que gaguejam ou que já gaguejaram, em uma proporção 3 vezes maior quem em criança sem histórico familiar.

Quais as causas da Gagueira?

São varias as teorias sobre as causas da gagueira, a mais comum é que seja cauda pelo mal funcionamento de algumas áreas do cérebro responsáveis pela fala, onde o cérebro apresenta dificuldade em gerar comando para terminar um som ou silaba no tempo previsto, resultante de uma tendência hereditária, fatores psicológico( um trauma vivido) ou orgânicos.

O que pode aumentar esta disfluência?

A pessoa que gagueja tem que lidar com o preconceito e o estigma social, sendo assim o sofrimento e a frustração por não conseguir falar fluentemente, o medo e a vergonha de gaguejar em determinadas situações podem atrapalhar a pessoa, dificultando ainda mais sua comunicação.

Por que o gago não gagueja quando canta?

O ato de cantar envolve duas acoes, a primeira é que nao precisamos pensar muito para interpretar uma musica ( a letra já esta prontinha), o segundo fator é que quando cantamos, usamos mais o hemisfério direito do cerebro, que concentra as habilidades artisticas, enquanto a fala esta mais ligada à metade esquerda.

Porém isso não acontece somente com a musica, mas tambem quando a pessoa fala algo que já treinou.


SUGESTÕES:

Como agir quando falar com alguém que gagueja?

1) Evitar dizer coisas do tipo : “fale devagar”,”respire” ou “relaxe”. Esses conselhos na maioria das vezes não ajudam e podem atrapalhar ainda mais a comunicação.
2) Deixe a pessoa perceber que você esta realmente prestando atenção ao que ela esta falando (conteúdo), ao invés de como ela esta falando (forma).
3) Mantenha contato visual e espere de forma natural e paciente até que a pessoa termine sua fala.
4) Procure não completar as palavras ou até finalizar as frases.
5) Tenha consciência que a pessoa que gagueja geralmente tem mais problema em controlar sua fala quando usa o telefone. Por favor, muito mais paciente nessa situação.
6) Não force a pessoa que gagueja a falar em situações que ela teme. Apesar de parecer que você esta ajudando, isso pode atrapalhar.
7) Jamais imite a gagueira, muito menos com ar de deboche.
8) Evite abordar o assunto da gagueira, somente comente se sentir abertura da pessoa.
9) Nunca ria da pessoa ao gaguejar.


Sendo sempre reforçado durante as campanhas que “GAGUEIRA NÃO TEM GRAÇA!! TEM TRATAMENTO!

TRATAMENTO

É realizado por um fonoaudiólogo(a), que ira buscar as causas prováveis desta gagueira e montar um plano terapêutico individual, em cada caso específico.
Sendo importante lembrar, que o tratamento precoce, ajuda bastante na melhora do paciente, promovendo uma diminuição significativa dos sintomas e das caracteristicas da provável disfluência.


PORTANTO, SE SEU FILHO GAGUEJAR, PROCURE O QUANTO ANTES UM FONOAUDIÓLOGO(A)!



ATENDIMENTO:

APAE – Associação de Pais e amigos dos Excepcionais de Ponta Porã

Clínica SALUTE Rua Dom Pedro II, 154 - Centro PONTA PORÃ
Tel: 3431-9954 / 9264-1643

JULIANA XAVIER COSTA – Fonoaudióloga

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE