Menu
Busca sexta, 22 de janeiro de 2021

A 15 dias do julgamento do mensalão, Dirceu busca refúgio no interior de MG

19 julho 2012 - 13h40
Folha.com

Personagem central do julgamento do mensalão, que começa daqui a duas semanas no Supremo Tribunal Federal, o ex-ministro José Dirceu exilou-se na casa da mãe, Olga Silva, em sua cidade natal, Passa Quatro (MG).

"Terra boa mineira, na serra, comida da mamãe", afirmou Dirceu sobre as "férias" que ele tira da cena política até segunda-feira.

Na cidade, de aproximadamente 15,5 mil habitantes, ele circula, desde o início da semana, num ritmo bem menos frenético do que o mantido em Brasília ou São Paulo. Livre de assédio, conversa com moradores na rua principal de "P4", como ele chama a cidade onde nasceu.

Usando um agasalho da seleção brasileira, faz caminhadas matinais e vai às compras no mercadinho.

Na terça, chegou a tirar foto de um tucano --a ave símbolo do rival PSDB-- que pousou na praça vizinha à casa.

No imóvel, que conta com um grande jardim e é pintado em tons pastéis, Dirceu costuma demorar-se na varanda. O casarão, com vista para a Serra da Mantiqueira, foi comprado por ele há cinco anos para a mãe --que tem 92 anos. Viúva, Olga morava antes numa casa alugada.

Na cidade também moram irmãos de Dirceu. Ontem, dia chuvoso, ele almoçou com um deles. Hoje, ficará com uma irmã em outra cidade do interior de Minas, Itajubá.
O ritual de refúgio em família antecede o processo que selará seu destino.

A pausa coincide com o recesso do Supremo, que será palco do debate sobre o mensalão, esquema do qual, segundo a Procuradoria-Geral da República, o petista era o "chefe da quadrilha".

Mesmo longe dos holofotes, Dirceu mostra não estar alheio ao cotidiano nacional.

Quando um menino passou de bicicleta e tocou a campainha, ele dispensou os três empregados da casa e foi pessoalmente pegar o jornal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

INTERNACIONAL
Armas nucleares: ONU e papa saúdam tratado sem assinatura de potências
ECONOMIA
Salariômetro: reajuste salarial ficou abaixo da inflação em dezembro
GERAL
Escolagov abre inscrições para curso inédito sobre web conferências
EDUCAÇÃO
Enem 2020 tem novidades em acessibilidade