sexta, 29 de março de 2024

Ações integradas irão fortalecer o turismo na faixa de fronteira

Ações integradas irão fortalecer o turismo na faixa de fronteira

22 janeiro 2012 - 10h27Por Umuarama Ilustrado
Representantes de municípios das regiões Oeste e Sudoeste e de instituições envolvidas em projetos de desenvolvimento do turismo, se reuniram nesta semana com o secretário estadual do Turismo, Faisal Saleh, para discutir ações conjuntas para estruturar roteiros turísticos na região de fronteira. A proposta é integrar projetos de cidades paranaenses com os de municípios do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Argentina e Paraguai.

Entre as ideias debatidas estão atrativos que podem ser instalados na faixa que vai de Barracão a Guaíra. Um deles é o Roteiro Cataratas, que começa em Foz do Iguaçu, sobe o Rio Paraná e já tem projetos de parques e outros circuitos desenhados. O Parque da Integração, por exemplo, é uma das ideias que uniria municípios do Paraná com Ciudad del Este, Hernandárias e Presidente Franco, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina.

Outra possibilidade de desenvolvimento turístico é o projeto Caminhos da Fronteira, de Barracão a Capanema. Nesta região, já há uma proposta avançada para a instalação do Parque Turístico Ambiental em Barracão, que envolve também as cidades de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina e Bernardo Irigoyen, na Argentina. Capanema também avança na construção de projeto com o país vizinho.

Ilha Grande

Um segundo projeto turístico ambiental está na pauta de Guaíra, Salto del Guairá, no Paraguai, e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. Nesta proposta, um dos principais atrativos é o Parque Nacional de Ilha Grande, no rio Paraná. “Com a criação do Núcleo Regional, o turismo assume uma posição estratégica na integração e hospitalidade na linha de fronteira do Paraná”, explica o secretário Faisal Saleh.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE