quinta, 28 de março de 2024

Acupuntura alcança até 300 pontos nervosos e ameniza dor nas costas

17 novembro 2011 - 13h30
Bem Estar

A acupuntura é uma prática tradicional chinesa usada há milhares de anos de forma terapêutica, e reconhecida desde 1995 no Brasil como especialidade médica.

Essa técnica de introdução de agulhas em pontos específicos do corpo serve para aliviar dores e tensões, como nas costas, segundo explicou o ortopedista Ivan Rocha.

Segundo o acupunturista e fisiatra Mário Sérgio Vieira, também presente no Bem Estar desta quarta-feira (16), esse método atua nas áreas que concentram terminações nervosas, ou seja, pontos altamente sensíveis.

De acordo com os médicos, a degeneração da coluna ocorre a partir dos 25 anos de idade.

O repórter Renato Biazzi foi até o Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas em São Paulo para mostrar como pacientes com dor na coluna lombar (lombalgia) se beneficiam da acupuntura, que também é usada contra ansiedade e outras doenças.

Quem pode fazer
A acupuntura contra dor nas costas pode ser indicada por um médico após exames clínicos ou de imagem. Estudos apontam que o tratamento é eficaz contra dores provocadas por hérnias, estresse, excesso de carga ou problemas musculares.

Os principais efeitos são: combate à dor e relaxamento. Apenas 3% dos casos de dor nas costas demandam cirurgia, enquanto 97% são resolvidos com terapias como a acupuntura. Cerca de 10% das pessoas não respondem ao tratamento com agulhas, que devem ser finas, pequenas e sem ponta.

Contraindicações
Grávidas não podem receber acupuntura em alguns pontos. E indivíduos com distúrbios graves de coagulação não devem adotar a prática.

Tipos de dor nas costas

Primárias
Originárias da própria coluna, como hérnias, infecções, fraturas, degenerações dos discos, tuberculose óssea ou tumores.

Secundárias
Desencadeadas por problemas em outros órgãos, como infecções pulmonares.

Dicas contra dor nas costas
-Evite estresse, cigarro e ficar muitas horas na mesma posição
- Não carregue mais de 10% do seu peso corporal e evite erguer algo sem flexionar os joelhos
-Fortaleça os músculos da coluna com exercícios de musculação, RPG ou pilates, sob orientação de um educador físico ou fisioterapeuta
-Procure um médico antes de começar a acupuntura para aliviar a dor nas costas

Atenção
Dor na coluna após um trauma recente, junto com perda de peso, histórico de câncer, febre e/ou dor noturna em pessoas com mais de 60 anos ou menos de 18 deve ser cuidadosamente investigada, pois pode ser sinal de doenças graves.

Relaxantes musculares não devem ser usados por mais de 30 dias, porque manter a musculatura ao redor da coluna artificialmente relaxada causa o efeito contrário, desestabilizando essa estrutura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro