sábado, 20 de abril de 2024

Adoção ou compra de pets: conheça direitos e deveres

15 maio 2012 - 11h04Por MSN
A adoção ou compra de animais de estimação têm ganhado cada vez mais adeptos. Os defensores dos pets estão, inclusive, espalhados nas redes sociais. No Facebook, por exemplo, a opção "compartilhar" um post onde um cão precisa de um lar é frequente entre os usuários. Dessa forma, cada vez mais os animais de estimação ganham espaço dentro das residências.

Mas o que é preciso saber antes de comprar ou adotar um pet? Algumas considerações devem ser levadas em conta. Não adianta comprar ou adotar um animal de estimação se toda a família não estiver de acordo. Leve em conta, ainda, se o bichinho terá companhia durante grande parte do dia, seja de uma pessoa ou até mesmo de outro animal.

VEJA SEUS DIREITOS E DEVERES AO COMPRAR OU ADOTAR UM PET

Se for adotar, algumas ONGs, inclusive, oferecem uma mascote que sai de graça. Mas atente-se: algumas destas instituições exigem uma série de procedimentos que o responsável deve ter para adoção e vale o mesmo na hora de comprar um pet. Fique atenta aos seus direitos e deveres na hora da compra ou adoção.

Você sabia, por exemplo, que um cão vive, em média, de 8 a 15 anos e um gato até 20 anos? Ou seja, para adotar ou comprar um pet você precisa ter em mente que ele será seu companheiro a vida toda.

Além disso, um cão ou gato, dependendo da raça, gera custos mais altos ao seu orçamento doméstico por conta de cuidados específicos (ração, vacinas, vermífugos, banhos etc). Avalie se os gastos necessários para alimentação, saúde e higiene do seu pet cabem no seu orçamento.

Independente da escolha (compra ou adoção), um animal de estimação não é um produto e precisa de cuidados, atenção e carinho. Isso sem contar que precisam de espaço para correr e brincar e, caso você more num lugar pequeno, pense duas vezes antes de comprar ou adotar um animal de estimação. As dicas são da Fundação Procon-SP e do Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos (PROBEM).

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa