Menu
Busca sábado, 28 de novembro de 2020

Agricultor colhe mandioca de 3,6 m e mais de 40 quilos no MT

Agricultor colhe mandioca de 3,6 m e mais de 40 quilos no MT

01 dezembro 2011 - 10h40Por G1
Benedito Orvando Cristaldo já tinha ouvido falar em mandiocas gigantes de até 6 quilos, mas ficou surpreso quando colheu uma de 42 quilos na fazenda onde trabalha em Nova Nazaré, a 800 quilômetros de Cuiabá. O agricultor conta que ficou surpreso quando precisou chamar um colega para tirar a raiz de 3,6 metros da terra na última sexta-feira (25). Segundo ele, a mandioca que já estava plantada nas proximidades da casa há quatro anos deu trabalho para ser colhida.

“Ela era na beira da horta. Quando a gente viu já tinha invadido a horta. Ai fazia uns dias que minha mulher falou para eu colher logo, se não ia apodrecer. Quando eu tirei ela, esperava que fosse grande, mas não tudo isso. Ela em pé é maior que eu”, disse o senhor de 58 anos.

O agricultor afirma que a única vez que ouviu falar de mandiocas gigantes foi quando morava em Mato Grosso do Sul, e o esposo de sua prima lhe contou das raízes que chegavam a pesar 6 quilos. “Quando aqui na fazenda deu uma de 16 quilos eu pensei em contar para ele mas desisti. Ele ia pensar que era deboche. Mas agora, dessa vez, a gente tirou foto. Vou contar e depois mostrar a foto. É bom um senhor de 80 anos ver como essas coisas podem acontecer e outras pessoas também. Eu mesmo nunca tinha visto isso em toda minha vida”, pontuou.

A esposa de Benedito, Isabel Maia Batista conta que quando a mandioca de 16 quilos foi colhida, ela e o esposo passaram por mentirosos para a vizinhança. Segundo a senhora de 42 anos, a nova mandioca gigante, de 42 quilos, infelizmente não vai servir para fazer a farinha que ela havia planejado, mas chamou bastante atenção. “Dessa vez esperamos para tirar foto e registrar. Porque se não ficava difícil das pessoas acreditarem de novo. Mas com a demora a mandioca 'brocou', criou bichinho por dentro. Agora eu vou dar para os porcos”, disse bem humorada ao G1.

O engenheiro agrônomo e proprietário da fazenda em que foi colhida a mandioca de mais de 40 quilos, Antero Ciocari, disse ao G1 que a terra da fazenda de 400 hectares é boa, mas que foi inevitável não ficar surpreso com a descoberta. “Achamos interessante demais. Tenho a fazenda há 11 anos e nunca tinha visto isso”, afirmou.

Outros casos

Em Mato Grosso, produtores estão acostumados a encontrar raízes e legumes de tamanho pouco comum. Em junho deste ano, um comerciante se assustou ao colher uma mandioca de três metros em Lucas do Rio Verde, a 360 quilômetros de Cuiabá. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Oeste, um pé de mandioca que fica um ano e meio no solo produz, normalmente, três quilos da raiz.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEIO AMBIENTE
PMA de Jardim e Bonito fiscalizam o rio Miranda e da Prata e apreendem petrechos ilegais à pesca
BOLETIM COVID
Capital registra 1.178 novos casos nas últimas 24 horas
CULTURA
Blues e Rock embalam as lives do Som da Concha deste fim de semana
BOLSA FAMÍLIA
Beneficiários do programa receberão em poupança digital