quinta, 18 de abril de 2024

Agricultura familiar já é praticada por 72,7 mil agricultores em MS

26 outubro 2011 - 20h38Por Notícias MS
Responsável por boa parte da produção de alimentos em Mato Grosso do Sul, agricultores familiares promovem este ano a 7ª Feira de Sementes Crioulas da Agricultura Familiar. O evento é realizado pela Federação da Agricultura Familiar (FAF/MS), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Embrapa e Prefeitura de Itaquiraí, e tem o governo do Estado como um dos principais parceiros.

Mato Grosso do Sul conta atualmente com 72.717 agricultores familiares, conforme a FAF. Desses, 41.104 são agricultores tradicionais e 31.613 são assentados pela reforma agrária. O número total de assentamentos é de 217.

Os assentados dos projetos de reforma agrária estão distribuídos em 177 assentamentos criados pelo Incra e em 40 criados pelo Estado, por meio do Crédito Fundiário, administrado pela Agraer. Para a agência, que é o órgão do governo estadual responsável pelo suporte a esse nível de produção, a Feira de Sementes Crioulas da Agricultura Familiar em Mato Grosso do Sul contribui para que mais agricultores familiares conheçam e passem a praticar uma agricultura adaptada à sua realidade local, principalmente com a produção de alimentos saudáveis. Na avaliação da Agraer, a realização desse evento propicia a valorização da produção dos agricultores familiares, a troca de conhecimentos, e a transferência de novas tecnologias adequadas às unidades de produção familiar.

Incentivo

A Agraer é uma grande incentivadora do evento em todo o território de Mato Grosso do Sul, em especial, naqueles municípios de grande concentração de agricultores familiares, com destaque para os que têm projetos de assentamentos. Esses dias de feira se tornam um instrumento importante para a divulgação das linhas de crédito para a Agricultura Familiar, com apresentação de máquinas e equipamentos, técnicas e processos agropecuários que visam à elevação da produtividade e da qualidade dos produtos, à capacitação de agricultores familiares em diferentes áreas temáticas, à troca de sementes entre os produtores e à demonstração de experiências práticas para a produção do setor.

Outro fator positivo é que serve de espaço de divulgação das atividades da agricultura familiar, de inserção desse segmento na sociedade e de reconhecimento da importância desse setor na produção dos principais itens alimentares que estão na mesa dos sul-mato-grossenses e de todos os brasileiros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa