sexta, 29 de março de 2024

Alterações pré-câncer são achadas nas vias aéreas de fumantes sadios

Alterações pré-câncer são achadas nas vias aéreas de fumantes sadios

16 janeiro 2012 - 16h40
G1

Uma análise nos genes do tecido que reveste as grandes e pequenas vias aéreas de fumantes saudáveis revela que o tabagismo está associado a um processo de alterações moleculares antes do desenvolvimento de um câncer de pulmão.

O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade Cornell, em Nova York, e apresentado esta semana em uma convenção da Associação Americana para Pesquisa do Câncer que discutiu a origem molecular desse tipo de tumor.

O objetivo do trabalho, segundo os autores, é entender como a doença surge e criar estratégias de diagnóstico para preveni-la em pessoas suscetíveis.

"Estamos nos esforçando para descobrir as primeiras alterações moleculares induzidas por agressões ambientais.

Nesse caso, o tabagismo", disse o médico PhD Renat Shaykhiev, professor assistente de medicina genética do Weill Cornell Medical College e principal autor da pesquisa.

De acordo com ele, o ideal é usar esses genes para fazer uma avaliação rotineira que determine quais fumantes ou não-fumantes têm risco de câncer de pulmão.

A equipe avaliou indivíduos não-fumantes saudáveis, fumantes saudáveis e fumantes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), problema causado nas pequenas vias aéreas (bronquíolos e aovéolos) e decorrente sobretudo pelo consumo de cigarros a longo prazo.

Segundo os cientistas, o revestimento das grandes vias aéreas – que incluem faringe, laringe, traqueia e brônquios – é mais suscetível a mudanças induzidas pelo fumo que o epitélio das pequenas vias aéreas.

Ao verificar o tecido das pequenas vias aéreas, porém, não foram encontradas diferenças significativas entre não-fumantes e fumantes saudáveis, mas o estudo encontrou alterações importantes nos genes de fumantes com DPOC. (G1)

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL

Bolsonaro pede a Moraes devolução de passaporte para viajar a Israel

GERAL

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

PERSEGUIÇÃO

Ladrão foge da PRF do Paraná, mas é preso em Mato Grosso do Sul

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris