terça, 23 de abril de 2024

Aprenda a elaborar uma senha forte e evite fraudes

21 agosto 2012 - 00h00Por Fonte: terra
Quem não se preocupa com a elaboração de uma boa senha para usar nas autenticações dentro da internet coloca em risco informações pessoais e a própria segurança. Uma palavra que esteja em qualquer dicionário do mundo, por exemplo, pode ser descoberta em até 30 segundos por um software pirata.

As técnicas para descobrir uma senha são bastante diversas. Com o passar dos anos, novas tecnologias foram criadas e a criatividade de pessoas mal intencionadas se aprimorou. Uma das técnicas é o chamado phishing. São emails mandados como se fossem de bancos ou da área de suporte de algum site, mas que instalam um componente no computador para roubar seus dados.

Segundo Marco Aurélio Maia, especialista em segurança da informação da Módulo, empresa especializada em soluções de segurança na internet, "ao clicar nos links destes emails, é instalado um software no computador que, cada vez que uma senha é digitada, captada a informação e a direciona para algum lugar".

Outra técnica, esta um pouco mais antiga, é chamada de keylogger. Um programa instalado no computador sem consentimento do usuário registra o histórico dos dígitos pressionados no teclado. Mais tarde, o pirata identifica qual parte dos caracteres corresponde a um usuário e uma senha. No entanto, o método mais comum, afirma Maia, é o uso de programas de tentativas, que descobre palavras existentes ou senhas básicas como "1234", "abcde", "aaaaa" ou "asdfg".

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa