Menu
Busca sexta, 04 de dezembro de 2020

Assentado colhe abacaxi em formato de coração em Sidrolândia

22 janeiro 2012 - 10h54Por G1/MS
O assentado Agrimaldo Barcelos Rodrigues, 50 anos, surpreendeu-se com um abacaxi em formato de coração que colheu na terça-feira passado (17), na plantação que cultiva em um assentamento em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande. Ele conta que levou a fruta de presente para o irmão, Domingos Rodrigues Veiga, 44 anos, que mora na capital.

Rodrigues cultiva abacaxi há um ano e, segundo ele, foi a primeira vez que colheu a fruta com um formato diferente. “Planto banana, laranja, milho, mandioca, mas nunca tinha visto algo assim”, disse o trabalhado.

O assentado afirma que não tem qualquer tratamento diferenciado no cultivo do abacaxi. “É só enxada mesmo, não tenho muito recurso. Até vou dar uma ajeitada na plantação aqui para ver se sai outro”.

Após registrar o “fenômeno” com fotos e vídeo, ele diz que sua intenção era conservar o abacaxi, mas acredita que isso não seja possível. “Se não conseguir, vou descascar para ver como é por dentro e depois comer tudo”, brinca.

Fenômeno

O engenheiro agrônomo José Ubirajara disse que, após analisar a fruta, a causa mais provável para a deformidade é um fenômeno chamado “fasciação”, que segundo ele é um distúrbio morfogenético que aumenta o número de coroas e gomos do abacaxi.

Ubirajara explica que outra possibilidade é que tenha havido excesso de adubação hidrogenada no solo. Ele afirma que deformidades nesse tipo de fruta não são raras.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
Ministro debate com entidades retorno das aulas presenciais
MAUS TRATOS
Estudante de 26 anos é autuada por maus tratos ao deixar cachorro sem água, sem alimentação e doente
ECONOMIA
Captação da poupança cai pela primeira vez desde janeiro
CAMPO GRANDE
Polícia Civil recupera celular produto de apropriação de coisa achada