quinta, 25 de abril de 2024

Atividade do comércio inicia 2012 em queda, revela pesquisa

02 fevereiro 2012 - 18h49Por Max Press
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o país recuou 1,6% no primeiro mês do ano, já descontadas as influências sazonais. Foi o primeiro recuo mensal deste indicador após três meses consecutivos de variações positivas.

O segmento de veículos, motos e peças, com queda de 2,9% no movimento dos consumidores nas lojas especializadas, foi o ramo do varejo que puxou o recuo do indicador em janeiro/12. Também a redução da procura de 1,7% no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios pesou na determinação de uma taxa negativa para o crescimento do varejo neste primeiro mês do ano.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a entrada, agora em definitivo, do IPI mais elevado para os carros importados impactou o fluxo dos consumidores nas lojas do ramo no mês de janeiro de 2012. Além disto, as fortes chuvas, especialmente no centro-sul do país, atrapalharam o movimento dos consumidores nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, levando este segmento do varejo a antecipar a liquidação de verão neste ano, o que normalmente acontece somente após o carnaval.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, janeiro de 2012 registrou alta de 6,4% atividade varejista nacional, prosseguindo no processo de desaceleração das taxas de crescimento anuais, fato que vem ocorrendo desde o final do primeiro semestre do ano passado. Este resultado sinaliza que, em 2012, dificilmente a atividade varejista irá superar o crescimento de 8,7% verificado no acumulado do ano de 2011, observam os economistas da Serasa Experian.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul