sexta, 29 de março de 2024

Automedicação pode levar uma gripe ou resfriado a problemas mais sérios

03 julho 2012 - 10h37Por Assessoria
Estamos na estação mais fria do ano: o inverno. Durante este período as gripes e resfriados são mais comuns, e junto com as doenças da época, vem a automedicação. Luciano Sampaio de Araújo, professor e responsável pela Farmácia Escola da UNIGRAN, explica que apesar dos sintomas parecidos, as causa são diferentes.

“A gripe é diferente do resfriado porque é causada por vários tipos de vírus, e sempre está acompanhada de problemas respiratórios, secreção e tosse, que é a irritação da garganta. O resfriado é somente uma irritação ou uma pequena inflamação das vias respiratórias superiores”, disse o farmacêutico.

Para evitar a contaminação é bom tomar alguns cuidados, como “ter uma boa alimentação, a higiene é fundamental, toda vez que for manipular um alimento ou qualquer outro produto, lave bem as mãos. Dentro de um transporte coletivo, se segurou em todos aqueles suportes de apoio, quando puder imediatamente faça uso de álcool 70 para fazer a assepsia das mãos ou até mesmo lave as mãos com água e sabão. Estas medidas irão prevenir a contaminação com o vírus da gripe”, ilustra Luciano.

Quando os sintomas aparecem, sempre surgem as famosas receitas dos “chás da vovó”, porém deve-se ter cuidado na hora da manipulação desses chás, “a associação de ervas, a não quantidade exata, pode ser prejudicial. Elas devem ser usadas com muita cautela, com conhecimento, sempre com orientação de um profissional habilitado, neste caso pode procurar um médico ou um profissional farmacêutico”, aconselha Luciano.

Indicações de medicamento feitas por amigos, vizinhos ou parentes devem ser evitadas, “geralmente esta indicação popular influencia muito na automedicação, tem que tomar muito cuidado com o uso de medicamentos, como de antialérgicos, porque eles podem causar reações adversas. Tem que tomar cuidado, sempre que for fazer o uso de medicamentos, leia a bula com muita atenção, mas, de preferência, procure a orientação com um profissional habilitado”, afirma o professor.

A automedicação pode ocasionar um tratamento errado e tornar um simples resfriado ou gripe em um problema maior, “o tratamento errado pode evoluir e se tornar uma patologia mais grave. Como o que chamamos de pontada de pneumonia, que é uma infecção que acomete os pulmões, ela sempre evolui da sequência de uma gripe, geralmente por um estado gripal que não foi bem tratado”, finaliza Luciano Sampaio.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE