Menu
Busca sexta, 25 de setembro de 2020

Brasil reabre importações de carne bovina maturada e desossada do Paraguai

Brasil reabre importações de carne bovina maturada e desossada do Paraguai

03 dezembro 2011 - 07h20
Campograndenews

As importações de carne bovina do Paraguai foram reabertas hoje (2) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Mas apenas será permitida a entrada de carne maturada e desossada através da cidade fronteiriça de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul.

Segundo o Mapa, a carne de fazendas paraguaias só poderá ser importada por estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal brasileiro. Do lado do Paraguai, só poderão exportar para o Brasil frigoríficos habilitados, e as carnes devem vir acompanhadas de certificado sanitário internacional.

O certificado precisa comprovar que as carnes são de bovinos nascidos e criados no Paraguai, em áreas que façam parte do programa nacional de controle da febre aftosa e que não tenham registro de nenhum foco de aftosa nos 60 dias anteriores. Na lista de exigências também está que as carcaças, antes da desossa, devem passar por processo de maturação sanitária em temperatura superior a 2 graus Celsius durante pelo menos 24 horas após o abate.

Antes de sair do Paraguai, a carga também deve ser lacrada pela autoridade competente e o número do lacre inscrito nos documentos oficiais que acompanham a remessa. Segundo o Mapa, a decisão foi tomada com base na conclusão da missão técnica que visitou o Paraguai para avaliar a ações feitas desde setembro, quando foi registrado um foco de aftosa no interior do país.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUSTIÇA
Celso de Mello antecipa aposentadoria do STF
CAARAPÓ
Policiais civis prendem jovem e comparsa suspeitos de tráfico de drogas
ECONOMIA
Febraban prevê que carteira de crédito deve subir 11,6% em agosto
CRIME AMBIENTAL
Polícia Militar Ambiental de Batayporã prende e autua quatro em R$ 8,4 mil por pesca predatória e apreende 139 kg de pescado, dois barcos, dois motores e petrechos