quinta, 28 de março de 2024

Campanha de Vacinação Antirrábica acontece neste sábado

25 novembro 2011 - 18h20
25/11/2011 17h20

Campanha de Vacinação Antirrábica acontece neste sábado

Divulgação (TP)

A Prefeitura de Amambai, através da Vigilância Sanitária, informa que o dia “D”da Campanha 2011 de vacinação antirrábica acontece no próximo sábado, dia 26. Todos os cães e gatos com idade superior a três meses devem ser vacinados.

A raiva é uma doençainfecciosa que afeta os mamíferoscausada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose. A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões.

A vigilância Sanitária realizou um treinamento com Agentes de Saúde e com a equipe do Controle de Vetores para auxiliar na Campanha. No treinamento, foram passadas diversas orientações, como o manuseio correto da vacina, transporte, controle de temperatura, orientação no uso de luvas e acondicionamento.

A meta da Vigilância Sanitária é imunizar 5.339 cães e 4.301 gatos na área urbana. Na área rural, a vacinação acontecerá depois do dia “D”. Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária do Município, Geise de Oliveira Gonçalves, é fundamental que os proprietários dos animais levem a carteirinha de vacinação para o controle.

Segundo a Vigilância Sanitária, só será permitido ao proprietário do animal levar a vacina para sua casa depois das 16 horas, sendo que para isso, é necessário levar um recipiente fechado e com gelo. Somente com essa exigência é que será permitida a entrega da vacina para o proprietário realizar a aplicação em sua casa.

A campanha se estenderá no município até a meta for atingida, caso o morador não possa ir ao local de vacinação no próximo sábado, ele poderá procurar a Vigilância Sanitária a partir da próxima segunda-feira.

A vacinação será realizada nas escolas municipais João Rodrigues, Antonio Pinto da Silva, Maria Bataglin Machado, Marlene Vilarinho, Flávio Derzi e JulioManvailler e nas escolas estaduais Cel. Felipe de Brum, Dr. Fernando Corrêa da Costa e Vespasiano Martins no horário das 8 às 17 horas.

Além da equipe da Vigilância Sanitária, a Campanha terá o apoio do 17° RCMec.


Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE