Menu
Busca domingo, 28 de fevereiro de 2021

Campanha de Vacinação Antirrábica acontece neste sábado

25 novembro 2011 - 18h20
25/11/2011 17h20

Campanha de Vacinação Antirrábica acontece neste sábado

Divulgação (TP)

A Prefeitura de Amambai, através da Vigilância Sanitária, informa que o dia “D”da Campanha 2011 de vacinação antirrábica acontece no próximo sábado, dia 26. Todos os cães e gatos com idade superior a três meses devem ser vacinados.

A raiva é uma doençainfecciosa que afeta os mamíferoscausada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose. A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões.

A vigilância Sanitária realizou um treinamento com Agentes de Saúde e com a equipe do Controle de Vetores para auxiliar na Campanha. No treinamento, foram passadas diversas orientações, como o manuseio correto da vacina, transporte, controle de temperatura, orientação no uso de luvas e acondicionamento.

A meta da Vigilância Sanitária é imunizar 5.339 cães e 4.301 gatos na área urbana. Na área rural, a vacinação acontecerá depois do dia “D”. Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária do Município, Geise de Oliveira Gonçalves, é fundamental que os proprietários dos animais levem a carteirinha de vacinação para o controle.

Segundo a Vigilância Sanitária, só será permitido ao proprietário do animal levar a vacina para sua casa depois das 16 horas, sendo que para isso, é necessário levar um recipiente fechado e com gelo. Somente com essa exigência é que será permitida a entrega da vacina para o proprietário realizar a aplicação em sua casa.

A campanha se estenderá no município até a meta for atingida, caso o morador não possa ir ao local de vacinação no próximo sábado, ele poderá procurar a Vigilância Sanitária a partir da próxima segunda-feira.

A vacinação será realizada nas escolas municipais João Rodrigues, Antonio Pinto da Silva, Maria Bataglin Machado, Marlene Vilarinho, Flávio Derzi e JulioManvailler e nas escolas estaduais Cel. Felipe de Brum, Dr. Fernando Corrêa da Costa e Vespasiano Martins no horário das 8 às 17 horas.

Além da equipe da Vigilância Sanitária, a Campanha terá o apoio do 17° RCMec.


Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Satélite brasileiro será lançado na madrugada deste domingo
PARANAÍBA
Polícia Militar tira de circulação mais um casal traficante de drogas
LEGISLATIVO
Deputado Neno Razuk solicita verbas para recapeamento de trecho da MS-487
REGIÃO
PMA autua infrator por construção de dreno poluindo córrego e por manter gado degradando margens