Menu
Busca terça, 22 de setembro de 2020

Canhotos respondem com maior precisão a estímulos do que destros

20 dezembro 2011 - 10h10Por Assessoria
Um estudo comparativo entre destros e canhotos realizado por pesquisadores da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, ambas em Portugal, avaliou as diferenças existentes entre esses grupos quando a velocidade do estímulo varia.

A pesquisa foi publicada na Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, em setembro deste ano, e participaram 24 universitários de ambos os sexos, sendo metade canhota e metade destra. Segundo Paula Rodrigues e colegas, os participantes foram submetidos a testes de resposta de estímulo tanto com a mão de preferência quanto com a outra. Os universitários deveriam apertar um botão em simultaneidade com o acendimento de um dispositivo.

Segundo o estudo, os canhotos apresentam leve vantagem quanto às diferentes velocidades de estímulo, sem apresentar antecipação ou variabilidade na hora de responder. Os autores notaram ainda que o sexo teve um efeito significativo apenas nos canhotos, sendo o sexo masculino mais preciso e menos enviesado em suas respostas.

Outro fato interessante, segundo os pesquisadores, é quanto à assimetria manifestada pelos estudados. Segundo eles, somente os canhotos apresentaram assimetria manual a uma velocidade específica de 268 cm/s.

Os autores esclarecem, porém, que esses resultados isolados não devem levar a conclusões determinantes, sendo que a atenção é um fator importante na execução dos testes. “Os resultados sugerem que parece ser a componente atencional que distingue destros e canhotos em tarefas de antecipação-coincidência onde a velocidade do estímulo é manipulada”, alegam.

De acordo com estudos anteriores, a escolha de preferência manual expressa diferenças no comportamento humano e parece ter origem biológica e genética, manifestando-se desde o nascimento. Os autores lembram que cerca de 10% da população é canhota.


Deixe seu Comentário

Leia Também

NOTÍCIAS
Segurado será indenizado por atraso superior a 4 meses no conserto de veículo
AGRICULTURA
Com potencial de um país, MS é o 14º maior produtor de milho do mundo
CORONAVÍRUS
Reflexos do feriado dão sinais no avanço do coronavírus que já contaminou quase 65 mil pessoas em MS
GERAL
Após paralisação, Correios devem retomar 100% das atividades hoje