quinta, 18 de abril de 2024

Cerca de 20% dos brasileiros sofrem com prisão de ventre

Cerca de 20% dos brasileiros sofrem com prisão de ventre

27 janeiro 2012 - 16h20
Bem Estar

Janeiro é época de férias, tempo de viajar e deixar para trás a rotina, mas também o conforto de casa. O intestino está entre as partes do corpo que mais sofrem com essa mudança de ambiente. Resultado: muitas pessoas reclamam que não conseguem ir ao banheiro com a mesma frequência.

Para dar dicas de como lidar com a prisão de ventre, problema que atinge até 20% da população brasileira – mais comum entre as mulheres –, o Bem Estar desta sexta-feira (27) convidou os cirurgiões do aparelho digestivo Fábio Atui e Carlos Frederico Marques.

Em primeiro lugar, é importante não ter vergonha de fazer cocô. Se tiver vontade, é preciso ir logo. Quando se espera demais, o corpo reabsorve a água das fezes e elas endurecem, o que dificulta o processo.

Na alimentação, é preciso consumir alimentos ricos em fibras e tomar muita água. Exercícios também ajudam, pois a atividade física obriga o intestino a se contrair, redistribuindo o líquido corporal e facilitando o trânsito do bolo fecal.

Frutas como mamão, laranja, ameixa, manga e folhas em geral são ricos em fibras e têm poucas calorias. Arroz integral, pão de centeio, sementes de linhaça, farelo de aveia e trigo, entre outros, também são ótimas alternativas para aumentar a quantidade de fibras ingeridas.

No caso de bolos e pães, verifique se a farinha integral é o primeiro ingrediente, sinal de que o alimento tem grande concentração de fibras.

Lubrificantes e emolientes (como o óleo mineral docusato) fazem as fezes ficarem mais escorregadias, pois aumentam a quantidade de água nas fezes.

Receita de suco laxativo*

Ingredientes
- 1 laranja
- 1/4 de mamão
- 1 ou 2 ameixas secas
- 1 colher de chá cheia de farelo de trigo

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e não coe. Caso ache que o suco está muito grosso, acrescente mais água. Se sentir falta de açúcar, acrescente mel a gosto (que também tem efeito laxativo).

*Sugestão da nutricionista Ana Cláudia Lourenção

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa