terça, 23 de abril de 2024

Cerca de 90% do álcool é absorvido na 1ª hora, e eliminação leva até 8h

Cerca de 90% do álcool é absorvido na 1ª hora, e eliminação leva até 8h

15 dezembro 2011 - 10h30Por G1
O consumo de bebida alcoólica produz, além dos efeitos físicos visíveis – como euforia, perda de reflexos, falta de coordenação ou sonolência, em alguns casos –, uma série de reações químicas e metabólicas no organismo.

Tudo começa no estômago, que recebe a bebida, absorve parte da água e manda o restante para o intestino. O álcool (etanol) vai para o fígado, que o transforma em outra substância (acetaldeído), enviada então para os rins. Estes, por sua vez, encaminham o produto do álcool para a bexiga, onde ele será excretado.

Cerca de 90% do álcool ingerido é absorvido na primeira hora, mas a eliminação demora de 6 a 8 horas.

O corpo interpreta o álcool como se fosse açúcar, por conta das calorias (7 kcal por grama). Isso faz com que o pâncreas produza mais insulina para quebrar o açúcar no sangue. Assim, o nível de glicose diminui e a pessoa pode ter uma crise de hipoglicemia.

Segundo estatísticas americanas, a simples ingestão de dois copos de cerveja pode aumentar o tempo de reação (reflexo) de uma pessoa de 0,75 segundo para quase 2 segundos

Para ajudar na ressaca dicas como comer alimentos leves, como saldas e grelhados, e caminhar, para fazer cm que o metabolismo se regule, podem fazer grande diferença.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa