sexta, 29 de março de 2024
MEIO AMBIENTE

Cinco fazendeiros são investigados pela PF por destruição de 25 mil hectares do Pantanal de MS

Eles foram alvos de mandado de busca e apreensão na operação Maitáá, deflagrada segunda-feira (14). Um produtor rural foi preso por posse irregular de arma e munições.

16 setembro 2020 - 15h30Por G1MS

Cinco fazendeiros são investigados pela Polícia Federal (PF) pelas queimadas que destruíram 25 mil hectares do Pantanal de Mato Grosso do Sul, na região da Serra do Amolar, em Corumbá. Um deles foi preso em flagrante, em casa, por posse irregular de arma de fogo e munições, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na operação Maitáá, deflagrada na segunda-feira (14).

Segundo o delegado responsável pela investigação, Alan Givigi, cada um dos produtores rurais é dono de uma fazenda onde foi verificado início do fogo que destruiu parte da área de preservação ambiental do Pantanal, na divisa com o Mato Grosso. "São 5 fazendas, cada um com um dono diferente", disse.

A suspeita dos policiais é que os produtores rurais tenham colocado fogo em vegetação nativa para transformá-la em pastagem para criação de gado. "Você extrai a mata nativa, e aí fica a pastagem para o gado", fala o delegado.

Conforme a PF, os suspeitos de colocarem fogo na região poderão responder pelos crimes de dano a floresta de preservação permanente, dano direto e indireto a unidades de conservação, incêndio e poluição (Art. 54, da Lei no 9.605/98), cujas penas somadas podem ultrapassar 15 anos de prisão.

Incêndio destrói Serra do Amolar, em Corumbá.  Foto: Reprodução/TV Morena

Incêndio destrói Serra do Amolar, em Corumbá. — Foto: Reprodução/TV Morena

Operação Maitáá

A operação é resultado de investigações que começaram em junho deste ano, conforme Alan Givigi, com análises de imagens de satélites. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, sendo 6 em fazendas de Corumbá, dois na cidade e outros dois em Campo Grande.

De acordo com o delegado, nas cidades foram apreendidos documentos e celulares, e ainda armas na casa de um alvo. Nas propriedades rurais foram feitas perícias e ouvidos funcionários. Ninguém foi preso pelas queimadas.

A operação foi denominada Matáá, que significa fogo no idioma guató, é em referência aos índios pantaneiros Guatós que vivem nas proximidades das áreas atingidas.

Fogo já destruiu extensa área de vegetação nativa na região da Serra do Amolar, em Mato Grosso do Sul  Foto: IHP/DIvulgação

Fogo já destruiu extensa área de vegetação nativa na região da Serra do Amolar, em Mato Grosso do Sul — Foto: IHP/DIvulgação

Queimadas

Desde o início do ano, o Pantanal sofre com queimadas. Os incêndios já destruíram 1,165 milhão de hectares de vegetação. Uma área equivalente a sete vezes a cidade de São Paulo. O estado está em situação de emergência ambiental e a União já garantiu ajuda com R$ 3,8 milhões.

Para ajudar a combater os incêndios no Pantanal Sul e ainda no Parque Estadual das Nascentes do Taquari, 32 bombeiros do Paraná chegaram ao estado. Eles vão para as duas frente de trabalho nesta quarta-feira (15). O reforço já integra as ações da situação emergencial.

O Parque Estadual das Nascentes do Taquari fica na divisa com o Mato Grosso e Goiás, em Costa Rica e Alcinópolis. É o início do Pantanal em Mato Grosso do Sul e também tem pontos de cerrado. Lá o fogo começou no primeiro fim de semana de setembro e, segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de onde o Ibama retira dados, já foram queimados na região 15 mil hectares, o que equivale a 49% da área de preservação.

"É bem crítica a situação do nosso estado", resumiu o coordenador-geral de Defesa Civil em Mato Grosso do Sul, Fábio Catarinelli.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE