quinta, 28 de março de 2024

Com grupos regionalizados, Estadual 2012 começa em março

Com grupos regionalizados, Estadual 2012 começa em março

29 outubro 2011 - 09h10
Gazeta MS

O Campeonato Estadual dos próximos dois anos foi definido na tarde desta quinta-feira durante o Conselho Arbitral que reuniu 13 dos 14 clubes participantes da Série A e a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) na sede da entidade. Fora do país, o presidente do MS Saad justificou a ausência.

Por causa de fatores financeiros e período de disputa, a fórmula aprovada no pré-arbitral que aconteceu em Dourados em setembro, também apresentada, foi rejeitada. Durante as discussões entre os clubes, o modelo proposto pelo presidente do Águia Negra, Iliê Vidal, foi aprovado. Os clubes decidiram também que a primeira rodada vai acontecer no dia 4 de março e que o Cene, campeão estadual de 2011, represente o MS na Série D do Campeonato Brasileiro.

Fórmula

Na primeira fase, os clubes serão divididos em dois grupos regionalizados. No Grupo A estão Águia Negra, AEC, Ivinhema, Itaporã, Naviraiense, Sete de Dourados e URSO de Mundo Novo. Na Grupo B jogam Aquidauanense, CENE, Comercial, Maracaju, Misto, MS Saad e SERC. Os times jogam em turno e returno dentro da chave e os quatro melhores avançam para a segunda fase. Os últimos colocados de cada grupo serão rebaixados para a Série B.

Na segunda fase serão formados o Grupo C - primeiro e terceiro do Grupo A e segundo e quarto do Grupo B - e o Grupo D - primeiro e terceiro do Grupo B e segundo e quarto do Grupo A. Os times jogam em turno e returno dentro da chave e os dois melhores de cada lado se classificam para a terceira fase.

Os quatro times jogam entre si em turno e returno e os dois melhores disputam o título da competição.

Série D e Copa do Brasil

Os representantes do Estado na Copa do Brasil serão os dois finalistas, como já acontece há alguns anos. A mudança ficou para o representante na Série D do Campeonato Brasileiro. A partir deste ano, o campeão estadual disputa a competição nacional no ano seguinte. Em 2012, como este item não constava no regulamento de 2011, os clubes optaram por manter o Cene, como atual campeão, como o time indicado para a disputa. Apenas Misto, Sete de Dourados e Macaraju foram contra a proposta apresentada pelo Águia Negra.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE