Menu
Busca sexta, 04 de dezembro de 2020

Comer devagar emagrece, diz pesquisa

05 janeiro 2012 - 16h00
Corpo a Corpo

Comer devagar emagrece, sim! Especialistas já costumavam dar este conselho, e um estudo comprovou que o fato é verdade. Comer devagar pode ser tão eficiente quanto uma cirurgia bariátrica.

A pesquisadora portuguesa Júlia Galhardo observou 500 jovens obesos, divididos em dois grupos durante um ano.

Ambos os grupos passaram por dieta e exercícios, mas um deles teve o tempo de ingestão controlado. Eles não deveriam ultrapassar 300-350 gramas por 12-15 minutos.

Após os 12 meses, o grupo que teve a o tempo da alimentação controlado perdeu muito mais massa corporal do que o outro grupo e os resultados foram semelhantes aos das cirurgias para redução do estômago.

Segundo a investigadora, esse fato se dá por conta de dois hormônios: a grelina, que induz a sensação de fome e o peptídeo tirosina-tirosina (PYY), que dá a sensação de saciedade. "No fundo há uma comunicação entre o aparelho digestivo e o cérebro, em que o aparelho digestivo diz: 'estamos com fome'. Depois de comer, ele diz: 'já chega, já estamos saciados, não é preciso vir mais comida'", explicou a Júlia.

Quando comemos devagar, equilibramos a ação desses dois hormônios. Portanto, se quer emagrecer, não leve menos que 30 minutos em uma refeição, ok?

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
Ministro debate com entidades retorno das aulas presenciais
MAUS TRATOS
Estudante de 26 anos é autuada por maus tratos ao deixar cachorro sem água, sem alimentação e doente
ECONOMIA
Captação da poupança cai pela primeira vez desde janeiro
CAMPO GRANDE
Polícia Civil recupera celular produto de apropriação de coisa achada