quinta, 28 de março de 2024

Como criar efeitos de luzes espaciais no Photoshop

Como criar efeitos de luzes espaciais no Photoshop

19 julho 2011 - 09h57Por Fonte: Matéria
Neste novo tutorial vamos aprender a criar um belo efeito de iluminação. Criaremos um belo cenário com o efeito de luzes espaciais. O resultado poderá ser utilizado como wallpaper, mas seu contexto serve também de base para criação de artes para layouts. Nesse caso, usuários com um pouco mais de prática terão mais de facilidade. Porém, seguindo o passo a passo e com um pouco de paciência, o efeito será criado tranquilamente também por quem está começando.

Passo 1. Crie um novo documento 1440×900 pixels (como mostra a imagem abaixo) e preencha-o com a cor preta.

Passo 2. Crie uma nova camada – New Layer – Ctrl+Shift+N. Siga para o menu "Layer > Layer Style > Gradient Overlay". Aplique o efeito gradiente com ângulo de 90º e opacidade de 49%, conforme mostrado na imagem.

Passo 3. Crie uma nova camada (Ctrl+Shift+N) e preencha-a com o branco. Aplique o seguinte filtro: Filter > Render > Lighting Effects, alterando o "Styles" para "RGB Style", "Negative" para 60 e "Narrow" para 96. O restante continua com a configuração original. Observe a segunda imagem abaixo.

Passo 4. Na camada criada anteriormente (Passo3), aplique o filtro "Filter > Blur > Gaussian Blur" e configure-o para 80 pixels. Agora altere o "Blend Mode" para "Overlay". Algumas partes das luzes desaparecerão por enquanto, mas não se preocupe.

Passo 5. Agora criaremos o efeito das estrelas, já que estamos tratando de um cenário espacial. Para isso, crie uma nova camada e preencha-a com o preto. Altere o "Blend Mode" para "Screen".

Passo 6. Ainda na camada "Estrelas", anteriormente criada, aplique o filtro "Filter > Noise > Add Noise". Utilize as seguintes configurações: Amount 10%; Gaussian e Monochromatic; como mostra a imagem. Observe que já é possível visualizar o efeito de estrelas.

Passo 7. Finalizando o efeito estrelas, vá até o menu "Image > Adjustments > Levels". Nas configurações "Input Levels", insira os valores 65 / 1.00 / 99, respectivamente. Observe na imagem. Se estiver tudo ok, já teremos as estrelas para o nosso cenário.

Passo 8. Simularemos agora uma nebulosa. Para isso, crie uma nova camada (Ctrl+Shift+N). Certifique-se que as cores principais são Branco e Preto. Aplique o filtro "Filter > Render > Clouds", certificando-se que as cores Preto e Branco estejam como principais.

Passo 9. No menu "Layer > Layer Style > Blending Options", configure o Blend Mode para "Overlay" e, em Gradient Overlay, altere o Blend Mode para "Overlay". No gradiente, escolha as cores ciano/verde/amarelo/vermelho, nessa sequência. Deixe o ângulo 130º e Scale 130º. Compare com a imagem abaixo:

Passo 10. Mais uma vez, crie uma nova camada e preencha-a com o preto, porém coloque abaixo da última camada criada (Nebulosa - Passo 8). Aplique o filtro "Filter > Render > Lens Flare" com 1% de brilho (Brightness) e 150mm Prime.

Passo 11. Criaremos agora os raios de luz. Novamente, uma nova camada deve ser criada, e deve ser posicionada acima da anterior (Passo 10). Selecione a ferramenta "Rectangular Marquee Tool" (M) e crie um retângulo a partir do meio do documento (horizontalmente). Observe a imagem.

Selecione um pincel branco, com um tamanho grande (aproximadamente 800 px) e clique em algumas partes do colorido.
Passo 12. Pressione Ctrl+J e duplique a seleção anterior. Para que possamos alterar seu tamanho, vamos convertê-la em "Smart Object" (Layer > Smart Object). Clicando em Ctrl+T, poderemos transformá-lo, alterando seu tamanho. Duplique-os e mova-os de forma que se torne um “A”. Por último, altere a opacidade para 80%.

Neste trabalho, podem ser alteradas a opacidade de luz e utilizadas cores diferentes, de acordo com sua preferência. É interessante notar as alterações que os filtros podem causar, bem como as opções de máscaras (Blending Options). O trabalho não é tão simples e rápido, mas é bem satisfatório. Basta um pouco de paciência para criar um belíssimo efeito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE