Menu
Busca quarta, 23 de setembro de 2020

CONAB estima redução na produtividade da safra de MS

CONAB estima redução na produtividade da safra de MS

09 fevereiro 2012 - 15h41
Divulgação (TP)

Apesar do avanço em área plantada de soja em 3,1%, chegando a 1,8 milhão de hectares, a produtividade do grão pode ter queda de 7% em Mato Grosso do Sul. É o que aponta a estimativa de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De 2,9 mil quilos por hectare colhidos na safra passada, a produtividade deve chegar esse ano a 2,7 mil kg/hec. A produção total do grão também deverá sofrer redução, das 5,1 milhões de toneladas da última colheita para 4,9 milhões de toneladas, conforme a Conab.

“Essa redução em produtividade se dá em função da estiagem do final do ano. E se compararmos as expectativas da safra passada com o resultado que obtivemos, houve diminuição também devido a problemas climáticas. Em 2011, tivemos excesso de chuvas na colheita. A média razoável seria de 3,2 mil kg/hec”, salienta Lucas Galvan, assessor técnico da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

Quanto ao milho verão, de 46 mil hectares na safra 2010/2011, o grão ocupa agora uma área total de 70 mil hectares, um aumento de 52,2%. “A ampliação da área de milho se deu principalmente na região norte do Estado, onde os produtores investiram mais, aproveitaram preços favoráveis e migraram parte de suas plantações de soja e algodão para o milho”, analisa Lucas. A produção também registra aumento. De 308,2 mil toneladas para 448,7 mil toneladas. Um incremento de 45,6%. Por outro lado, a produtividade deve cair de 6,7 mil para 6,4 mil quilos por hectares.

Safra mais expressiva de milho no Estado, a safrinha atingiu 20% do plantio essa semana. Houve aumento de área plantada de 6,5%, passando de 945,8 mil hectares na safra passada para um milhão de hectares na atual. A expectativa é de que a produtividade tenha aumento de 18,5%, com expectativa de colheita de 3,9 mil quilos por hectare. Em termos de produção a perspectiva é de que haja um aumento de 26,2%, atingindo a colheita 3,9 milhões de toneladas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUSTIÇA
STF mantém obrigação de locadoras terem cota de veículos adaptados
Norma era questionada pela Confederação Nacional dos Transportes
NOTÍCIAS
Criança sob guarda deve receber mesmo tratamento que filho em plano de saúde
MEIO AMBIENTE
Números de multas e de focos de queimadas no MS já superam 2019
POLÍTICA
Brasil é vítima de desinformação sobre meio ambiente, diz Bolsonaro