Menu
Busca quinta, 26 de novembro de 2020

Consumo de gorduras trans pode associar-se à depressão

Consumo de gorduras trans pode associar-se à depressão

28 novembro 2011 - 10h50Por G1
Evidências atuais correlacionam alguns fatores nutricionais com o desenvolvimento de depressão.Um recente estudo sugere que a ingestão de gorduras trans (GT) pode associar-se ao desenvolvimento de depressão.

O presente estudo teve como objetivo avaliar a associação entre a ingestão de gorduras (ácidos graxos) e o uso de gorduras culinárias com a incidência de depressão em uma população espanhola do Mediterrâneo.A pesquisa foi realizada entre 1999 e 2010, e incluiu 12.059 iespanhóis com idade média de 37,5 anos.Todos estavam livres de sintomas depressivos no início do estudo.

A pesquisa incluiu um questionário de frequência alimentar validado, o qual foi utilizado para estimar a ingestão de gorduras saturadas (GS), gorduras poliinsaturadas (GP), gorduras trans (GT) e gorduras culinárias como o azeite de oliva, óleos de sementes, manteiga, entre outras. Durante o seguimento, os participantes foram avaliados quanto ao desenvolvimento de depressão, bem como a necessidade da utilização de antidepressivos.

Durante um seguimento médio de 6 anos, 657 novos casos de depressão foram identificados. Após as devidas análises estatísticas os indivíduos que ingeriram maiores quantidade de GT apresentaram um risco relativo 42% maior de desenvolvimento de sintomas depressivos.

As GT são sintetizadas durante o processo de hidrogenação dos óleos vegetais na produção de margarinas duras, bolos, biscoitos e sorvetes.Este tipo de gordura eleva o LDL-C ("colesterol ruim") e reduz o HDL-C ("colesterol bom"), por isso, favorece o processo de aterosclerose (formação de placas de gorduras nas artérias).

Estes achados sugerem que as doenças cardiovasculares e depressão podem compartilhar algumas determinantes comuns nutricionais relacionados aos tipos de ingestão de gordura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
AGU: nível superior vale como comprovação em concurso para nível médio
Decisão saiu no Diário Oficial da União de hoje
NOTÍCIAS
Ozonioterapia ajuda na recuperação de onça ferida em incêndio no Pantanal
JUSTIÇA
Motociclista será indenizado por acidente devido ao rompimento de cabos
PONTA PORÃ
Policial Militar aposentado evita roubo