quarta, 24 de abril de 2024

Corpo de Bombeiros orienta sobre os perigos de soltar pipa e o uso do cerol

17 agosto 2012 - 17h00
Douradosagora


Uma das brincadeiras preferidas ao ar livre das crianças é empinar pipa ou papagaio, especialmente nos mês de julho e agosto, época de férias e muito vento.

Mas tal brincadeira transforma-se em perigo quando entra em cena o cerol, uma mistura de cola e vidro, que é passada na linha da pipa.

Utilizado pela maioria dos garotos para “torar” a linha de outras pipas, consideradas como “adversárias”, o cerol pode cortar e ferir motociclistas, ciclistas e até pedestres que passam pelo local.

O uso do cerol é proibido pela Lei nº 7.189/86, e os responsáveis pelos menores envolvidos em acidentes relacionados ao uso são responsabilizados.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) dá as seguintes dicas de segurança: não soltar pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos; evitar brincadeiras perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos; procurar locais abertos como praças e parques; tentar soltar pipa sem rabiola, como as arraias, pois na maioria dos casos, a pipa prende no fio por causa da rabiola; não empinar pipa em cima de lajes e telhados; jamais utilizar linha metálica, como fio de cobre de bobinas ou cerol; não fazer pipas com papel laminado, o risco de choque elétrico é grande; ter atenção especial com as motociclistas e ciclistas — a linha pode ser perigosa para eles e ficar atento para que a linha não entre na frente deles.

Se a pipa enroscar em fios, não tentar tirá-la, é melhor fazer outra e nunca usar canos, vergalhões ou bambus, orienta o Corpo de Bombeiros.

Também a orientação é ter cuidados com o trânsito ao correr atrás das pipas.(Governo do Estado de Mato Grosso do Sul)

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul