terça, 23 de abril de 2024

Crítica em post no Facebook feita por estudante é discurso protegido, decide Justiça nos EUA

Crítica em post no Facebook feita por estudante é discurso protegido, decide Justiça nos EUA

19 setembro 2012 - 16h50
Uol


A Justiça americana deu um parecer favorável a uma estudante que foi obrigada a ceder seu login e senha do Facebook à diretoria da instituição onde estudava, considerando que a escola violou o direito à liberdade de expressão e a privacidade da adolescente. O acesso foi exigido pela escola depois que a garota publicou um comentário negativo a respeito de um de seus funcionários.

Segundo o “Wall Street Journal”, a Corte Distrital de Minnesota decidiu que a diretoria da escola violou proteções existentes na Primeira e Quarta Emendas da Constituição americana, que garantem a liberdade de expressão e busca e apreensão somente mediante mandados judiciais apoiados em causa provável.

Em posts no Facebook, a adolescente, que não teve o nome divulgado, dizia não gostar de um dos funcionários da escola e em outro queria saber quem a havia “dedurado” sobre a primeira publicação. Depois, a garota foi forçada a ceder a senha do Facebook e do e-mail pessoal à escola sob a alegação de que ela e um colega conversavam sobre sexo pela internet.

Para a corte, discursos feitos fora do ambiente escolar são “protegidos pela Primeira Emenda e não são puníveis pelas autoridades da escola a mesmo que sejam ameaças verdadeiras ou que representem risco sério à segurança ou outra perturbação substancial a esse ambiente”.

“Escolas públicas que exigem aos estudantes os registros de seus usuários em mídias sociais, acesso a seus logins e senhas protegidas por qualquer motivo estão infringindo a Primeira e Quarta Emendas da Constituição, escreveu Bradley Shear, advogado que assessora governos sobre leis de privacidade online.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESPORTES

Workshop gratuito ensina no próximo domingo 'tapembol', esporte original do Brasil

CONCURSO PÚBLICO

SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso

GESTÃO EDUARDO RIEDEL

MS Ativo Municipalismo: novo conceito de parcerias garante melhores entregas à população

TEMPO

Com tempo estável, terça-feira tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar