Menu
Busca segunda, 25 de janeiro de 2021

10 julho 2012 - 17h00
Divulgação (TP)

O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG/MS) e o CTG Cultivando a Tradição realizam, no período de 12 a 15 de julho, em Chapadão o Sul, o 23º Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams). A abertura terá início às 18h com a Missa Crioula e a solenidade oficial ocorrerá às 20h, do dia 15 de julho (quinta-feira). A organização espera que mais de 5 mil pessoas prestigiem o evento.




Com o tema “Integração Entre Culturas: Gaúchos e Guaicurus Entrelaçando Culturas”, o evento reunirá durante os quatros dias participantes do Estado que disputarão provas nas categorias: mirim, juvenil, adulta, xiru e veterano. As diversas provas fazem parte das modalidades: Campeira (laço, rédeas, gineteadas, etc); Artística (poesia, causo, declamação, música, danças tradicionais, etc); e Esportiva (bocha, bolão, tava e truco).




De acordo com o presidente do MTG/MS, Agadir Mossmann, cerca de 3 mil tradicionalistas desenvolvem nos CTGs do Estado trabalhos que envolvem pesquisa com as culturas gaúcha e sul-mato-grossense. “Todo esse trabalho é realizado por meio da dança, música, literatura, artesanato, culinária, usos e costumes, além de esportes e tradições campeiras. Assim, o Fegams é uma grande ferramenta para o desenvolvimento cultural gaúcho. E também é o momento em que ocorrem a confraternização e o fortalecimento do movimento tradicionalista e a integração com a sociedade”, destaca o presidente.




O patrão do CTG Cultivando a Tradição, Jefferson Elias Pereira dos Santos, salienta que desde o início do ano a entidade está empenhada na organização do evento e que os preparativos já estão se finalizando. “Nós, de Chapadão do Sul, nos sentimos honrados pela confiança de todos os tradicionalistas do Estado em realizar o maior evento da tradição gaúcha do MS em nossa cidade”, enfatiza o patrão. “Gostaríamos de convidar a todos para que venham até Chapadão do Sul para prestigiar este grandioso evento.”





O Fegams será realizado no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Chapadão do Sul nas modalidade de Provas Artísticas e na Sede Crioula do CTG Cultivando a Tradição as modalidades de Esporte e Campeira. No dia 14 de julho (sábado) a partir das 22h 30min será realizado o Baile Oficial do evento e dia 15 de julho (domingo) a Cerimônia de Encerramento e a Premiação dos vencedores do festival, ambos no Parque de Exposições.




Investimentos - O 23º Fegams foi contemplado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) do Fundo de Investimentos Culturais do Estado 2012 (FIC-MS). O evento é uma realização do MTG/MS e do CTG Cultivando a Tradição e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Chapadão do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Governador determina distribuição imediata das novas doses da vacina
FRONTEIRA
Mais de 140 quilos de cocaína foram apreendidos pelo DOF durante a Operação Hórus
ECONOMIA
Nascidos em novembro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje
EDUCAÇÃO
Segundo dia de Enem tem abstenção de 55,3%