quinta, 18 de abril de 2024

Demissões garantem mais lucro para bancos, denuncia sindicato

28 dezembro 2011 - 17h55Por Assessoria
Em 2011, os bancos abusaram das demissões. Dados parciais da pesquisa de Emprego Bancário, elaborada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômicos), revelam que organizações financeiras geraram apenas 18.167 empregos entre janeiro e setembro.

O número é resultado de 46.064 contratações e 27.897 desligamentos, 47,8% sem justa causa. Apesar do saldo, o setor bancário ainda é o que menos abre as portas para o trabalhador brasileiro. No mesmo período analisado pelo Dieese, o país gerou 1.805.337 empregos. As vagas abertas pelos bancos representam, portanto, 1,01% do total do Brasil.

As organizações financeiras líderes em demissão em 2011 foram Itaú e Santander. Juntas, as duas empresas mandaram embora 4.132 funcionários nos nove primeiros meses. O HSBC também não fica atrás e promoveu demissão em massa. Mas, o número certamente será bem maior quando o resultado de todo o ano for divulgado.

Lucro

Diferente dos bancários, que querem esquecer as demissões, as organizações financeiras vão lembrar muito bem de 2011. É que mais uma vez a lucratividade alcançou resultados surpreendentes.

O balanço até setembro foi de R$ 37,2 bilhões. O maior da economia brasileira. A expectativa agora é para o resultado de todo o ano, que, com certeza, vai bater na casa do bilhão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa