quinta, 25 de abril de 2024

Deputado cria projeto para aquisição de terras indígenas

Deputado cria projeto para aquisição de terras indígenas

01 dezembro 2011 - 19h32Por Assessoria
O Fepati (Fundo Estadual para Aquisição de Terras Indígenas), projeto de autoria do deputado Laerte Tetila (PT), já foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Agora, o projeto segue para sanção do Governo do Estado.

O projeto de lei tem como finalidade captar recursos financeiros para aquisição de terras de propriedades particulares consideradas terras indígenas. Com a aprovação, o fundo poderá receber recursos dos poderes federal, estadual e municipal. Poderá receber recursos, também, de entidades privadas.

O Fepati estará vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura que cuidaria do cadastro das terras que poderão ser compradas e que ficaria a cargo, também, de todo trâmite burocrático referente à questão, desde a entrega dessas terras até a fiscalização de sua utilização. O professor indígena João Machado, de Dourados, comemorou a aprovação do projeto. Na opinião dele, com o projeto, o processo fica simplificado e “ameniza as dores que passam os indígenas”.

O presidente do Comitê de Defesa Popular de Dourados, entidade que reúne dezenas de sindicatos e associações, Ronaldo Ferreira, também viu com bons olhos o projeto. “Tudo que venha para resolver a questão de violência contra os indígenas é bem vindo e, nesse ponto, o projeto do deputado Tetila é muito importante”, assegurou ele.

O Coordenador de Assuntos Indígenas da Prefeitura de Dourados, Fernando da Silva Souza, definiu a aprovação como uma conquista e uma vitória. “Vai ajudar principalmente na questão da indenização e, com isso, vai acelerar o processo. É um meio de apaziguar o clima entre indígenas e produtores e, por isso, o deputado e a Assembleia como um todo estão de parabéns pela iniciativa”, afirmou ele.

Já o deputado Laerte Tetila falou que essa foi uma vitória de Mato Grosso do Sul. “Não é o Tetila ou os deputados da Assembleia que ganham com essa aprovação. É o Mato Grosso do Sul que ganha. Nenhum sul-mato-grossense gosta de ver o seu Estado aparecendo na mídia nacional e internacional como local de desrespeito aos indígenas. Sem contar que tanto índios quanto produtores querem a paz. Trabalhamos o projeto com essa finalidade.”, explica Tetila, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

Para viabilizar o projeto, Tetila realizou audiências públicas, conversou com lideranças indígenas, com produtores rurais, juristas, políticos e colegas de parlamento. “É um projeto que foi moldado pela sociedade. Nossa equipe também trabalhou muito para que ele fosse o mais abrangente possível”, salientou o deputado petista.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

GERAL

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

ECONOMIA

Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo

EDUCAÇÃO

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira