quinta, 25 de abril de 2024

“Descansar é tão benéfico quanto o exercício”, ressalta ortopedista

14 junho 2012 - 15h30
Globonews


O primeiro programa da série sobre corridas do Globo News Saúde mostrou como a atividade virou uma febre, destacou o benefício da prática e ressaltou a necessidade de supervisão. O segundo mostra como prevenir o envelhecimento precoce, evitar e tratar as lesões. A dermatologista Renata Domingues deixa claro que conhece os benefícios da corrida, mas faz questão de alertar que o exagero e a falta de alguns cuidados podem custar muito caro.

“Correr não faz mal, pelo contrário. O problema começa quando o exagero acontece. Os benefícios são rápidos e evidentes. Há perda de peso, aumento da sensação de bem estar e os desafios, como as provas, a serem vencidos. Isso tudo estimula muito e o corredor não consegue parar. Aí o corpo sente. Para quem pratica por muitas horas, a perda de peso em determinadas regiões causa flacidez. É fundamental também proteger a pele, que pode ficar envelhecida precocemente devido a exposição prolongada ao sol forte. Usar camisas com tecido especial, protetor solar e boné, chapéu ou viseira é muito importante.

O ortopedista Robson Luiz do Bem recomenda exames prévios e exalta a importância de algo que é tão benéfico quanto o exercício: descansar.
“A primeira coisa que quem quer correr precisa fazer é uma avaliação ortopédica, que pode identificar alguma patologia que indique cuidados especiais ou mesmo indicar outro tipo de exercício. Descansar evita as lesões por treinamento excessivo, que chamamos de ‘overtraining’. Não treinar todos os dias é algo que deve ser respeitado. Usar o tênis correto também”, informa.

O programa também cita Gabito Nunes, corredor e autor de "A Manhã Seguinte Sempre Chega", "Não Sou Mulher de Rosas", e do e-book "O Tudo Que Sobrou". Entre um treino e outro, ele mantém a blog-novel Juliete Nunca Mais, enquanto prepara o primeiro romance, "Ao Norte de Mim Mesmo".

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul