Menu
Busca sexta, 15 de novembro de 2019
FOLGA

Detran/MS traz orientações para viagem segura no feriado prolongado

09 outubro 2019 - 12h15Por Dourados News

O sul-mato-grossense se prepara para mais um feriado prolongado e muitos aproveitarão a folga para viajar e pegar a estrada. Mas é preciso ficar atento a algumas dicas importantes para evitar transtornos e garantir uma viagem segura. Pensando nisso, especialistas do Detran/MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) orientam sobre os cuidados que se deve ter antes de fazer as malas e assumir a direção do veículo.

Segundo estatísticas recentes, 70% dos acidentes ocorrem por falta de atenção. Por isso, muito cuidado ao assumir a direção. A agente de trânsito, Joelma Bonifácio, alerta que o risco de ocorrer um acidente aumenta a partir do momento em que os olhos se desviam da via à frente e as mãos ficam fora do volante.

“São vários fatores para que chegue a tal desatenção, então é sempre importante reduzir o uso de dispositivos eletrônicos, manter a mente focada e as mãos ao volante enquanto dirigir”, comenta.

Joelma ressalta que é preciso lembrar de andar na velocidade compatível com a via. “É preciso sair de casa descansado. O excesso de velocidade dificulta a reação diante de situações adversas e aumenta a gravidade das consequências em casos de acidentes”, concluiu.

O agente de trânsito, Ivar Custódio, explica que para a manutenção do veículo, o condutor deve ficar atento para fazer alinhamento e balanceamento, checar a suspensão, fluídos, limpador, sistema elétrico, estepe e os freios. “Lembre-se também de sempre verificar se os itens obrigatórios de segurança, como o triângulo, chave de roda e o macaco estão no veículo”, comenta.

Ressaltamos que para uma viagem tranquila, o licenciamento deve estar em dia e a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) tem de estar válida. Caso o condutor seja flagrado dirigindo sem possuir CNH, é uma infração gravíssima com multiplicador de três vezes, totalizando um valor de R$880,41. Se estiver com a CNH vencida há mais de 30 dias é considerada uma infração gravíssima e o valor da multa é de R$ 293,47 com sete pontos na habilitação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSEMBLEIA
Semana Estadual dos Direitos Humanos pode ser criada em MS
FERIADO
Coleta de lixo será suspensa no dia da Proclamação da República
ESPORTES
Fluminense tem seis decisões para escapar do rebaixamento
Tricolor ainda não sabe quem substituirá goleiro Muriel
CINEMA
Fernanda Montenegro descarta papel no filme 'Animais Fantásticos'