quinta, 28 de março de 2024

Dia do Farmacêutico: confira algumas curiosidades da profissão

Dia do Farmacêutico: confira algumas curiosidades da profissão

20 janeiro 2012 - 15h20
Douradosnews

Quem nunca foi a uma farmácia à procura de um remédio e pediu orientação ao farmacêutico? Hoje, dia 20 de janeiro é comemorado o dia do farmacêutico e o DouradosNews foi saber quais são as funções desse profissional!

A farmacêutica Suiane Lavanholi, explica que a principal função do farmacêutico é garantir que o cliente esteja tomando o remédio certo, na dose certa, ou seja, “temos que ter toda atenção com o lote, à validade e fabricação para que o medicamento tenha o resultado esperado”.

O farmacêutico que esteja trabalhando em uma farmácia ou drogaria além de orientar a população no
uso adequado da medicação, buscando sempre garantir o uso racional de medicamentos, pode também fazer o controle de glicemia e pressão arterial.

Na maioria das vezes é preciso de receita médica para se adquirir um remédio, porém existe um grupo de medicamentos classificados como OTC, ou seja, sem tarja, este o farmacêutico pode comercializar sem a prescrição médica, “porém há necessidade de informar o paciente sobre os ricos e benefícios do medicamento, lembrando sempre que por mais que não exista a necessidade da receita, o médico sempre deverá ser consultado antes da utilização de qualquer substancia farmoterapêutica, incluindo os medicamentos fitoterápicos, pois estes também podem trazer prejuízo à saúde, se usado de informa inadequada”, ressaltou Suiane.

Ambiente de trabalho
Na farmácia podem ser encontrados produtos destinados a uso terapêutico medicamentoso, cosméticos e cosmecêuticos (produtos com finalidade terapêutica cosmética, que é o caso de produtos para rugas, espinhas e outros), também chás, óleos, produtos para curativos e outros.

Experiência
Formada em 2007, Suiane Lavanholi, diz que farmacêutico “é como um ‘Severino quebra galho’, pois sempre buscamos fazer algo a mais, que vai além da nossa competência, ouvindo os pacientes, se envolvendo em sua vida pessoal, buscando sempre fazer com que estes tenham a garantia de que o seu medicamento ou cosmecêutico, esteja sendo utilizado de forma adequada”.

Segundo ela, nessa profissão é preciso estar sempre estudando e aprendendo, “tanto sobre os ativos químicos, como com nossos pacientes, que todos os dias nos mostram uma lição de vida; e lembrando-nos que o cansaço é apenas o sinal da vitória e luta da nossa profissão”.

“Minha experiência hoje como farmacêutica eu diria que: me sinto uma criança aprendendo a caminhar, pois cada dia que passo aprendo um pouquinho mais e me apaixono por minha profissão”, finaliza a farmacêutica.

Curiosidade
Diferença entre Farmácia e Drogaria

Às vezes nos deparamos com essa dúvida, então aí vai à resposta: Farmácia é o estabelecimento que possui um laboratório para preparação de fórmulas prescritas por profissionais capacitados (médicos, dentistas e veterinários) e também pode comercializar produtos industrializados.

Já as Drogarias são os estabelecimentos que apenas comercializam medicamentos industrializados, não possuem nenhum laboratório para manipulação de fórmulas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro